Celular - Radiação

Ano 1 - Revista nº 2 - Maio 2009

Como o celualr é um rádio transmissor-receptor, ele emite radiações eletromagnéticas que biologicamente não precisávamos receber. Compramos os celulares por serem bonitos, por terem ou não 3G, porque têm uma câmera melhor, têm ou não MP3 e nunca verificamos o "SAR" (Specific Absorption Rate - Taxa de Absorção Específica), a quantidade de energia que o corpo absorve quando está ao celular.

No Brasil, todos os aparelhos são elaborados e projetados para não exceder os limites de exposição aos sinais de radiofrequência. O limite para SAR é de 2 Watts/kg em média por grama de tecido.

A radiação eletromagnética que gera um certo calor "pode até ser inócua", mas trata-se de algo "que não é natural", e devemos tomar bastante cuidado, tendo em conta que um ambiente artificial pode gerar consequências que se desconhecem. Alertam especialistas que o uso intenso de celular (uma hora por dia durante dez anos) poderá causar problemas de saúde, como tumores malignos na cabeça. Até o momento não há pesquisa conclusiva sobre o assunto, mas não custa prevenir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!