Ser ou não ser? Eis a questão!

Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009
Essa frase tão famosa todo mundo conhece, mas será que todo mundo sabe quem a escreveu? Pois foi um dos maiores mestres que o teatro já conheceu, o poeta e dramaturgo William Shakespeare. Shakespeare nasceu em 1564, na Inglaterra, na cidade de Stratford, um dos oito filhos de John Shakespeare, um comerciante de lã, e de Mary Arden, filha de um rico proprietário de terras. Foi um apaixonado pelo teatro. Escreveu muitas peças e ficou muito conhecido, tendo inclusive a honra de apresentar suas obras nos palácios reais, coisa que não era para qualquer um!

Também foi proprietário de um teatro, que está de pé em Londres até hoje, chamado Globe Theatre, em forma de globo (daí o nome). Mas ficou famoso mesmo por suas peças, imortais, que retratavam os tipos humanos como nunca nenhum autor conseguiu fazer depois dele. Algumas de suas peças mais conhecidas são Romeu e Julieta, Hamlet e Sonho de uma Noite de Verão. Aliás, a frase tão famosa lá de cima é da peça Hamlet... Depois de Shakespeare, o teatro nunca mais seria o mesmo.

São de sua autoria 150 sonetos (poesia com catorze versos rimados) considerados os mais lindos de todos os tempos além de mais de 38 obras literárias (tragédias, comédias e dramas). Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico.

Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos relacionados à condição humana. Existem coincidências e especulações incríveis na vida deste artista. Ele nasceu no dia 23 de abril (1564) e morreu no dia 23 de abril (1616). Em 1607, um rei escocês, chamado James VI foi aclamado como James I, rei da Inglaterra. Sensível à necessidade de se realizar uma tradução da Bíblia isenta de predileções teológicas, ele próprio um leitor e estudioso apaixonado das Escrituras, aceitou o convite de um líder puritano e reitor da Universidade de Corpus Christi em Oxford, chamado John Reynolds, e tomou parte ativa nos trabalhos de uma nova e mais exata tradução da Bíblia em inglês, a partir dos melhores originais e do acervo crítico disponível na época.

O próprio rei James, liderou um comitê de tradução, que reuniu cerca de 50 dos mais brilhantes biblistas de Oxford.

A obra literária e filosófica do seu contemporâneo e súdito, William Shakespeare, muito cooperou para a linguagem da Bíblia que ficou conhecida na Inglaterra como "Authorized Version" (Versão Autorizada pelo rei) e, em todo o mundo, como a Bíblia King James.

Especula-se que em 1.610, Shakespeare, então com 46 anos de idade, teria sido convidado a ajudar na tradução para o inglês da Bíblia "King James" e que teria colocado um criptograma no Salmo 46.

Se é fato ou boato nunca se provou. Enquanto não existe uma sólida argumentação à afirmação de que a mensagem de Shakespeare no Salmo 46 é pura coincidência, devemos levar em consideração que só vamos encontrá-la na versão King James. Todas as traduções posteriores não apresentam essa característica. Porque na versão King James as palavras foram dispostas dessa forma, enquanto em todas as outras traduções isso não ocorreu? Evidentemente, esta poderia ser uma coincidência de qualquer outro capítulo, mas o fato de que parece haver um padrão no Salmo 46 nos leva a pensar que teria sido intencional.

Verdade ou não, coincidência ou especulação, para ver a mensagem que Shakespeare teria incluído na versão mais famosa da Bíblia, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!