Surf - Saiba tudo sobre esse esporte!

O surf é o mais praticado de todos os esportes radicais. A total interação com o mar, o contato com as ondas, a arte de domar a natureza fascinam os surfistas e simpatizantes. 



Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009
O surf é o mais praticado de todos os esportes radicais. A total interação com o mar, o contato com as ondas, a arte de domar a natureza fascinam os surfistas e simpatizantes. Esse é o surf, um esporte praticado por Reis, que conquistou milhares de adeptos por todo o mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores.

Para iniciar o surf é necessário apenas uma prancha e muita coragem, para desafiar as ondas. O surf, hoje, deixou de ser apenas um esporte, e é uma filosofica de vida, exercendo grande influência na moda, na música, no cinema. O praticante do esporte possui um estilo próprio e pode facilmente ser identificado em qualquer lugar.

Os negócios do esporte atingem uma grande fatia do mercado e por todo o país já existem lojas especializadas que oferecem uma grande variedade de produtos, com todas as novidades do mundo do surf. Se você curte adrenalina, está no caminho certo!

A História
Os primeiros relatos do surf dizem que o esporte foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas em 1.778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, ele afirmou que já existiam surfistas na ilha. Até o início do século 20 o surf permaneceu em baixa até conhecer seu pai, Duke Paoa Kahanamoku, que manteve o esporte vivo graças a sua persistência.

A primeira vez que o mundo ouviu falar do Havaí e do surf foi depois das Olimíadas de 1.912, em Estocolmo, onde Duke ganhou uma medalha de ouro na natação. Duke fez o mundo saber que ele era um surfista e que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar. Após sua vitória, Duke introduziu o surf na América em 1.913 e na Austrália em 1.915.


No Brasil, as primeiras pranchas foram trazidas por turistas. A primeira prancha brasileira foi feita em 1.938 pelos paulistas Osmar Gonçalvez, João Roberto e Júlio Putz, a partir da matéria de uma revista americana, que dava medidas e o tipo de madeira a ser usada.
Em 1.950, os cariocas Jorge Grande, Bizão e Paulo Preguiça construíram uma prancha que não tinha flutuação nem envergadura. Em 1.962, no Rio de Janeiro, o Sr. Moacir criou uma técnica para dar envergadura aos pranchões, em São Paulo, Homero Naldinho, com 14 anos, fazia suas madeirites.


Cuide bem de sua prancha. Ela é sua maior aliada e se não for tratada bem poderá se deteriorar mais rapidademente.

Onde praticar

O melhor mar é o da manhã. Se você quer pegar um mar lisinho e sem muito crowd (muitos surfistas na mesma área), o mais indicado é que vá surfar bem cedo. É o melhor horário para a prática do surf.

O Brasil oferece boas condições para os surfistas. Devido a grande extensão de nosso litoral é possível escolher todos os tipos de ondas no país. O melhor pico é, sem dúvida, o arquipélago de Fernando de Noronha. Conhecido como o Havaí brasileiro, o pico atrai turistas de todo o mundo. A combinação de belas paisagens e ondas perfeitas faz de Noronha o sonho de qualquer surfista do Brasil.

Para os praticantes do surf, escolha do local depende do nível do atleta. "É claro que todos querem pegar as melhores e maiores ondas, mas muitas vezes elas podem trazer perigos. Portanto, comece pelas mais simples".

Havaí é o pico mais conhecido do mundo. Devido a toda a tradição do esportes no arquipélago, ele se consagrou como a capital mundial do surf. A pria mais famosa é a de Pipeline. Com ondas perfeitas e muito perigosas, é desafiada somente pelos melhores e mais experientes surfistas.

Já a Indonésia, com sua imensa quantidade de praias desertas com ondas perfeitas, é o novo point do surf. As ilhas isoladas oferecem todos os tipos de ondas, de acordo com o gosto do atleta.


Quem pode praticar?


O surf pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, mas é preciso alguns cuidados para evitar acidentes.

O mais importante é estar com um professor habilitado. "Existem muitas escolas por aí, muitas de qualidade duvidosa. Em caso de dúvida, pergunte aos alunos, eles sabem se a escola é boa ou não".

Antes de sair se arriscando nas ondas, tire suas dúvidas com alguém surfista mais experiente ou procure alguma escola do esporte. Já existem muitas escolas do tipo espalhadas pela maioria das praias do país. Para as crianças é essencial que estejam acompanhadas, pois os perigos são maiores.

Outro ponto importante é sempre respeitar os limites. Nunca tente fazer mais do que consegue. Se arriscar em vão poderá trazer sérios problemas. Não tenha vergonha de procurar uma escola de surf. Além de ter todas as noções básicas, você evoluirá muito mais rápido. Ninguém nasce sabendo.

Um outro aspecto é que o surf não é apenas um esporte masculino. Cenas de garotas carregando pranchas debaixo dos braços não são mais consideradas exóticas ou raras. E elas fazem bonito na água. Claro, ainda há uma razoável diferença técnica entre homens e mulheres surfistas, mas as moças estão se aprimorando.

Não existem números confiáveis para medir a procura das mulheres por esse esporte históricamente masculino, mas uma indicação segura pode ser conferida nos campeonatos. Hoje, com torneio profissional, o Brasil tem trinta surfistas do primeiro nível e algumas aparecem como estrelas no circuito mundial.


Dicas e Curiosidades


O surf é conhecido como o esporte dos deuses. Isso porque na Polinésia, somente os reis podiam pegar as ondas em pé. Aos súditos restava praticar o surf deitado, uma espécie de bodyboard.

Talvez tenha começado aí toda a rivalidade entre os dois esportes. E, por falar em deuses, Deus tem sido lembrado entre os adeptos deste esporte, considerado radical. A igreja Bola de Neve, com sede em S.Paulo, na rua Turiassu no bairro das Perdizes reúne semanalmente em seus cultos cerca de 2.500 jovens em um espírito descolado onde a música pop, o reggae, o rock são tocadas como forma de adoração a Deus.

Uma galera muito animada e centrada em uma frase “In Jesus we Trust” (Em Jesus nós confiamos). Outra curiosidade é o púlpito (local usado pelo pregador) dessa igreja que é uma prancha de surf e todo o local que é de um estilo muito próprio. Vale a pena conferir.



Como são as competições

As competições do surf são disputadas na forma de eliminatórias. Entram quatro atletas no mar e o melhor se classifica para a próxima bateria. Quem não foi o vencedor poderá disputar a repescagem. Dessa maneira os quatro melhores surfistas disputam a final e aquele que tirar as melhores notas é o campeão.

Atualmente a Associação dos SurfistasProfissionais (ASP) é quem regulamenta e traça as diretrizes do esporte. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) que consagra o campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!