Badminton

Ano 1 - Revista nº 3 - Fevereiro 2010

Sem correria, mas com muita agilidade!

Um esporte pouco conhecido que já faz parte do cenário Olímpico. Embora parecendo simples, exige preparo físico e técnica por parte do atleta. Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço nesse país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.


Em 1.934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.

Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estreia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1.992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.

Olimpíadas

A primeira vez em que o Badminton figurou numa Olimpíada, foi nos Jogos Olímpicos de 1.974, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1.988, o Badminton foi jogado como esporte de exibição. Em 1.992, no Jogos Olímpicos de Barcelona, passou a valer medalhas. A popularidade do esporte foi provada nesta ocasião, quando mais ou menos 1,1 bilhões de pessoas assistiram aos oito dias de competição na televisão.

Em 2.007, no Jogos PanAmericanos do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou sua primeira medalha na pompetição. O feito histórico para o Badminton foi conseguido pelos atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!