Música - Estilos Musicais

Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009
Clique na imagem para ampliar
A palavra grega mousikós - "musical", "relativo às musas" - referia-se ao vínculo do espírito humano com qualquer forma de inspiração artística. Música é a arte de ordenar efeitos acústicos para produzir sensações agradáveis ao ouvido. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é comum a quase todas as culturas e expressa características do povo ao que chamamos de folclore. Com a globalização muitas tradições desse caráter estão ameaçadas de total desaparecimento. Historicamente, música popular era qualquer forma não folclórica muito difundida - desde as canções dos poetas até peças musicais de grande refinamento, originalmente compostas para uma pequena elite. Estes personagens, intrumentos e músicos, deram origem aos muitos estilos musicais tanto os mais antigos como os mais recentes: Bebop, Blues, Bossa Nova, Country-Sertanejo, Fado, Fusion, Hip Hop e Rap, Jazz, Swing, Pagode-Samba, Ragtime, Reggae, Rock'nRoll, Gospel e outros.

A todo momento essa variedade musical é tocada no rádio, na televisão, no cinema, na rua e sempre tem o propósito de influenciar a proporcionar algum estímulo ao seu ouvinte.

O que você não sabe é que a música é um poderoso estimulante que pode produzir resultados benéficos para o corpo assim como malefícios. Existe um fenômeno denominado Superestimulação Sensorial que ocorre ao nível dos sentidos que quando são expostos ao máximo, desencadeiam uma descarga de drogas no cérebro, oferecendo altos níveis de prazer.

Um exemplo clássico onde esse fenômeno ocorre é em uma Danceteria onde luzes, cores, globos cintilantes, feixes de laser, som alto, ritmo alucinante, movimentos erotizados e contato corporal na dança, desencadeiam as drogas como a Adrenalina, Noradrenalina e Dopamina. Quem frequenta um lugar como este se sente excitado. O problema é que o nosso cérebro não sabe diferenciar o prazer e sua origem; se soubesse os viciados em drogas (cocaína, maconha, ecstasy) não teriam dificuldades em administrar o vício e saberiam até a hora de parar.

O estímulo com as drogas chamadas endógnas (essas fabricadas pelo nosso organismo: adrenalina, noradrenalina e dopamina) são tão prejudiciais quanto às outras porque podem nos viciar e alterar nossos hábitos, conceitos e modificar nosso comportamento. Observe que a repetição de determinados acordes praticados por algumas bandas de "heavy metal" conduzem plateias inteiras a um "êxtase de massa" onde jovens chegam a praticar atos absurdos e inconscientes. Isto sem falarmos das letras que muitas vezes são invocações espirituais ou "refrões" que condicionam a sua mente a ações descaracterizadas de moral e ética.

Se a música que você ouve tem uma letra que edifica o seu espírito e proporciona paz, então essa música deve ser ouvida até porque ela traz prazer, alegria e bem-estar, caso contrário vê se se liga!!! Você pode estar se auto-destruindo sem saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!