Crianças e jovens que mentem são mais inteligentes?

Notícias 5 - 21 de Junho de 2010
Um estudo do Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Toronto revela que é complexo o processo que engloba a criação de uma mentira e considera que isso pode ser um indício de inteligência.

Os cientistas que participaram do estudo dizem que a criança só é capaz de mentir quando consegue completar uma complicada técnica mental que armazena a verdade em uma região do cérebro. E, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma capacidade controlada.

O diretor do instituto, Kang Lee, explica que pediu para as crianças não olharem para o brinquedo que estava atrás delas. Na seqüência, ele saía da sala, vigiada por câmeras, e avaliava o comportamento da criança.

A pesquisa foi feita com 1,2 mil jovens e crianças, com faixa etária entre 2 e 17 anos. Apenas um quinto das crianças demonstraram a capacidade de mentir. Em compensação a turminha dos 4 anos tem 90% de mentirosos.

Mas como saber o que é criatividade e o que é falta de caráter? A linha é bem tênue! Uma pessoa, seja criança ou não, pode ter talento criativo para contar histórias, criar personagens e estratégias, mas quando a invenção se aplica na vida real, é melhor tomar cuidado. Ocultar fatos, fingir, trapacear ou articular situações são comportamentos que vão um pouco além de apenas uma mente inteligente ou criativa.

A Revista Gente Nova quer saber: O que você achou da pesquisa desses cientistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!