Quem não arrisca, é porque não tem caneta

Notícias 4 - 10 de Junho de 2010

A exposição “Menas: o certo do errado, o errado do certo”, que acontece no Museu da Língua Portuguesa, vai até dia 27 deste mês. Conheça e divirta-se com expressões que normalmente ouvimos no dia a dia e nem percebemos que estão erradas.

Os curadores da exposição Ataliba T. de Castilho e Eduardo Calbucci são professores da rede de ensino e possuem larga experiência com a língua portuguesa. Eles basearam a mostra na relação entre oralidade e gramática de forma muito curiosa. A ideia é tratar de questões presentes no nosso cotidiano, como a palavra “menas” que é advérbio, portanto, invariável, mas logo vem o questionamento: porque é tão usada?

As sete instalações ocupam uma área total de 450m2. Em Portas Abertas os 30 banners onde estão grafados diversas frases com erros ortográficos levam o visitante a uma surpresa: nossa é errado!!!!!

Depois da dúvida vem a certeza, certo? Talvez, mas na segunda instalação, Ócu
los, há um jogo de espelhos que sugere uma bagunça ao visitante. Trata-se de uma preparação pra o que vem depois, uma limpeza nos pré-julgamentos sobre o nosso idioma.

Em um grande painel foram grafados os "100 erros nossos de cada dia", aqueles que todos nós, de vez em quando, cometemos. Os comentários que se seguem a cada erro mostram a motivação estrutural do erro, ou seja, por trás de cada um há determinada utilização da língua, criativa aqui, analógica acolá, mas sempre inovadora.

Além dessa divertida visualidade há instalações interativas com jogos de perguntas e respostas, escritores que retrataram a língua sob ângulos variados e a Dona Norma.

Ao final, o público é convidado a perceber a língua de maneira mais generosa, apreciando sua criatividade e mutabilidade.



Menas: o certo do errado, o errado do certo
Quando: até 27/06. Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10h às 17h
Quanto: R$ 6,00 – somente em dinheiro
Onde: Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº - Centro – SP
Telefone: (11) 3326-0775

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!