Turminha da Tribo

Clique na imagem para ampliar

Notícias 8 - 19 de Julho de 2010
Invencionice. Seria a palavra que traduziria o espírito dessa história? Nada demais enquanto uma história em quadrinhos. O problema é que ela retrata uma faceta do caráter do brasileiro e não apenas do brasileiro, mas de qualquer ser humano. Diz o dito popular:”quem conta um conto, aumenta um ponto”. Essa atitude de inventar, de aumentar aquilo que temos ou que ouvimos e apresentar uma realidade distorcida tem se tornado algo tão comum que está nos tornando insensíveis, nos levando a achar tudo como normal.

Fato é que essa insensibilidade vem corroendo nosso caráter, nos levando a não raciocinar e simplesmente aceitar muitos comportamentos da sociedade como normais.

Quantas mentiras são mascaradas e tratadas como verdades. Nossas crianças e jovens recebem hoje uma massiva carga de informações que não são mentirosas na sua apresentação, mas conduzem ou estimulam a busca daquilo que são valores irreais. Talvez culpa de um polifonismo cultural, que precisa ser repensado, separando a fantasia, normal e até necessária para sistematização do pensamento e da criatividade, da mentira. Valores sobre poder, posição social, beleza, riqueza e outros são mostrados como características indispensáveis na sociedade moderna. Lembra-se do “o importante é levar vantagem em tudo”? A famosa Lei de Gerson, pois é, faz tempo, talvez muitos jovens e crianças, nem saibam o que é isso, mas passou a fazer parte da nossa cultura.

Mentir, inventar, fantasiar penetrou o caráter e se instalou no coração. O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe no mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade.(PDD - Jr 17-9). Detectada a doença, precisa ser tratada de maneira eficaz e inteligente. Despir-nos da hipocrisia é o remédio que fará os brasileiros se destacarem em meio à mediocridade reinante e a busca de Deus, que examina cuidadosamente o coração e os pensamentos do homem, produzirá a transformação. Obrigado à Turminha da Tribo!

Ilustração/HQ: Generino Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!