Músico - profissão do barulho!

Ano 1 - Revista nº 2 - Maio 2009

O músico é uma das profissões mais antigas sobre a face da terra. Num dos mais antigos manuscritos de que se tem conhecimento percebemos que a atividade musical invade todas as suas páginas. O maior livro bíblico, Salmos, é um testemunho vivo de que o músico sempre existiu e que a habilidade ou o dom de algumas pessoas permitiram a propagação desse misto de arte, técnica, inspiração e paixão.

O papel do músico sempre foi para, através do dom da música, ligar o seu espírito com o espírito do Criador.

O músico pode realizar diversas atividades relacionadas à música, como tocar, compor e ensinar. Mas muitos desses profissionais não passaram pela universidade. Por isso, eles são considerados "músicos práticos" pela Ordem dos Músicos do Brasil, entidade criada para coordenar o exercício da profissão no país. O ganho vai depender da área que o músico atua. Pode variar de R$ 1.500,00 por mês, para um músico com registro em carteira profissional, até milhares de reais, para músicos/artistas que estão na televisão ou rádio e vendem milhares de Cds.

A formação universitária em música pode ser dividida em três áreas:

* Musicologia: estuda a história da música e a sua teoria;

* Bacharelado: qualifica o músico para atuar em orquestras com especialização em canto, percussão, sopro e cordas;

* Licenciatura: qualifica o músico para atuar como professor.

Formado em escola de música ou não, o músico deve ter, acima de tudo, disciplina, responsabilidade e paciência, pois precisa sempre se exercitar.

Então, se estiver interessado na profissão, aproveite as dicas, arrume um instrumento e comece a ensaiar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!