Eco penhasco, um "apartamento natural"


Notícias 17 - 22 de novembro de 2010
Com certeza você já ouviu falar sobre prédios com conceitos de sustentabilidade ou ecologicamente corretos, mas e sobre um prédio para animais?

Pois é, os designers argentinos Hila Davidpu, Tal Gazit, Eli Gotman e Hofi Harari apresentaram essa proposta em uma competição para construir um Zoológico Vertical na Reserva Ecológica Costanera Sur, em Buenos Aires – Argentina, que fez um portal português perguntar: *Torre de Babel ou Arca de Noé?

O nome do projeto é Eco-Cliff (Eco penhasco) e a ideia é fazer um arranha-céu de mais de cem metros onde espécies de plantas e animais nativos convivam harmoniosamente, além de propiciar um local de “hospedagem” para aves migratórias.



O esqueleto arquitetônico seria rígido, formado por cabos e sistemas de redes com volumes diferentes e emaranhados de uma forma que possibilitasse a entrada de calor do sol, água de chuva e vento, copiando o sistema de vegetação da natureza. E, claro, o projeto também tem ideais turísticos e os visitantes poderiam fazer um passeio artificial por uma espécie de “bondinho” que circula o Eco-Cliff e faz parada em alguns patamares do prédio.

Porém, não se sabe ainda se algumas espécies de aves conseguiriam viver nas condições oferecidas pelo arranha-céu animal. O projeto foi elaborado por designers e precisa passar pela aprovação de especialistas em animais, entre outros profissionais para ver se é mesmo possível realizar o projeto.

* Explicando: Torre de Babel é uma passagem bíblica onde os homens da terra de Sinar resolveram construir uma torre muito alta para que se tornassem célebres e poderosos, desobedecendo a ordem que Deus havia dado para se espalharem e povoarem a Terra. Por causa da rebeldia, Deus confundiu a linguagem deles e frustrou o plano da tal torre. Quanto à Arca de Noé, Deus ordenou que Noé construísse uma arca com aproximadamente 135m e colocasse nela um casal de cada espécie animal, pois ele iria fazer uma “faxina” na Terra e somente quem estivesse na arca sobreviveria. Clique nos links e leia essas histórias na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!