Traição Virtual

Notícias 16 - 08 de novembro de 2010
Desde que a Internet foi difundida, um de seus maiores atrativos é a possibilidade de conversar com alguém à distância, em tempo real e quase que de graça. Outro fator que contribui é o anonimato ou, digamos, a virtualidade, onde se pode falar qualquer coisa porque não é pessoalmente. Fatos como esses levam milhares de pessoas a fazerem na Internet o que talvez não fizessem fisicamente e a pensar que “não fizeram de verdade”. Qual a linha que separa o real do virtual?



É muito tênue essa separação e, talvez, possamos dizer que ela não existe. Vamos pensar juntos? O mundo virtual espelha o real. Ainda que pareça ser “só de mentirinha”, você está externando pensamentos e emoções reais. Estudiosos do fenômeno Internet revelam que, por mais que as pessoas tentem criar “um falso eu”, de uma forma ou de outra, elas acabam recriando a si mesmas. Dois livros onde você pode encontrar mais detalhes desses estudos são "A Galáxia da Internet" (Manuel Castels) e "Como a WEB transforma o mundo" (Francis Pisani e Dominique Piotet).

Portanto, muit
o cuidado com suas atitudes, principalmente em salas de bate-papo, redes sociais e messengers. Em conversas virtuais é muito fácil fazer elogios, insinuar situações, “xavecar” e, até ir além, se exibindo em webcam ou enviando fotos.

Para os comprometidos, um aviso: isso também é traição. Mesmo sem toque físico, pensou e agiu com paqueras fora do relacionamento. Não esqueça que o ambiente é virtual, mas a pessoa do outro lado é bem real e esse comportamento mexe com os sentimentos de ambos os lados. Essa história de “Ah, mas eu não fiz nada, não foi de verdade” é equivalente ao famoso “Foi só uma aventura, é você que eu amo”.

Se você tem a prática de manter ou aceitar conversas insinuantes ou até apimentadas, é bom repensar suas atitudes antes que seja tarde demais. Para medir se está passando dos limites é bem simples: como você trataria essa pessoa se sua parceira ou parceiro [namorada(o), noiva(o), esposa/marido] estivesse junto? Comporte-se da mesma forma.

Respeito é importante e faz bem. Pratique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!