Papo Econômico – Como funciona o Skype

Notícias 22 - 11 de fevereiro de 2011
Se você é daqueles que amam bater um papo com a turma, gosta de manter a melhor amiga informada, tem familiares em outras cidades ou passa horas com a namorada no telefone, temos uma boa notícia!

Provavelmente você já viu a sigla “VoIP” (Voice Over Internet Protocol), mas será que sabe o que é?

O VoIP é um sistema de transmissão de voz via banda larga, ou seja, uma espécie de telefone pela Internet, que possibilita conversarmos com uma ou mais pessoas gratuitamente em qualquer lugar do mundo. Foi criado em Israel, em 1995, e na época era possível fazer apenas ligações de computador para computador, mas com o interesse de grupos empresariais, foi desenvolvido e hoje é possível ligar de telefone, computador, celular e Playstation, utilizando tarifas bem inferiores.

Para se beneficiar é bem simples: basta instalar sem nenhum custo um software no seu computador ou adquirir um gateway, aparelho que faz a conversão para os casos de a ligação ser direto do telefone fixo ou celular. E então, vamos testar o VoIP?

O que preciso?

Para utilizar o VoiP você vai precisar de um computador com caixinha de som e microfone e um programa (software). Sugerimos o Skype por ser o mais conhecido e gratuito, embora você possa usar o VoxFone ou o UolFone, se for assinante. Acesse o site do Skype, faça o cadastro criando um login e senha, instale o programa e pronto!

Simples de usar, a interface se assemelha um pouco aos famosos softwares de mídia social, como o Messenger. Você adiciona seus amigos e pode conversar por mensagens instantâneas, por voz e, se a pessoa com quem você estiver falando tiver uma webcam é possível vê-la também em tempo real.

Alguns acessórios podem ser adicionados ao seu Skype, como “botões de chamada” em blog, que permite seus amigos ligarem diretamente da sua página pessoal; o “voicemail”, espécie de secretária eletrônica, caso seu computador esteja desligado; e o “encaminhamento de chamadas”, uma opção que redireciona a ligação para o seu celular.

Opções de uso

1. Do computador pra um telefone
SkypeOut é um serviço para ligar de computador para telefone fixo ou celular. Nesse caso, é necessário comprar créditos, processo parecido com o celular pré-pago. Ainda assim, a tarifa é infinitamente mais barata que uma ligação interurbana ou internacional convencional e tem um valor fixo, sem importar o horário.

2. Do telefone para um computador
Chamada de SkypeIn, é uma espécie de número de telefone que você “compra”, também em um sistema similar ao do celular pré-pago. Sempre que alguém te ligar nesse número, a chamada é direcionada para o seu computador e a pessoa paga o preço de uma ligação local. As empresas multinacionais são as que mais têm aderido ao Skype, pois podem conversar com filiais de outros países pagando o valor de ligações nacionais.

3. De telefone para telefone
Essa é a forma que exige um pouco mais de investimento. Para fazer uma ligação de telefone para telefone pagando tarifas de banda larga, é preciso comprar um gateway, aparelho que faz a conversão.
Vantagens

Assim como outras mídias sociais, o Skype dá a opção de procurar seus amigos ou fazer novas amizades e há quem utilize esse recurso para melhorar o aprendizado em um idioma estrangeiro conversando com gente de outros países. Bem interessante!

Outra vantagem é a economia que fica gratuita de computador para computador ou em torno de 50%, quando a ligação é para telefones. Por exemplo, uma ligação pela Embratel para os EUA custa R$ 0,82 e pelo Skype custa R$ 0,46.

Riscos

Como em todo lugar, existem pessoas mal intencionadas, que aplicam golpes, seduzem menores, entre outros riscos que a Internet oferece por ser um meio tão livre.

A possibilidade de se apresentar de forma oculta ou com uma identidade falsa, abre caminhos para qualquer tipo de pessoa ter acesso a você. Então, como se manter seguro? Esta questão é mais importante do que a economia que o recurso oferece. Jovens e adultos são envolvidos e, se existem “perversos e maldosos” de um lado, do outro existem “ingênuos”. Sem dúvida é uma nova oportunidade tecnológica para a comunicação que requer dos usuários sabedoria e inteligência em todos os seus contatos. Ter uma conversa agradável e sensata trará respostas certas para todo o mundo. Não haja pela emoção, controle seus impulsos, evite conversar com estranhos, passar informações, falar sobre sua vida ou endereço.

Não adicione qualquer um, nunca marque encontro e não aceite amizades secretas. A sua segurança e integridade estão acima de qualquer tecnologia ou novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!