Dengue: Como evitar e repelente natural

Confira como fazer um repelente natural para evitar a dengue.
Trata-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas. Com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros.



Eis alguém que não vale a pena conhecer, mas você precisa saber como ele é e até tomar providências para evitá-lo.

O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite duas doenças perigosas: dengue e febre amarela urbana. Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas), não conseguem viver em regiões frias.

É de tamanho pequeno, possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento. Possui cor preta com manchas (riscos) brancos no dorso, pernas e cabeça. O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir.

O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada. As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir.

As larvas são brancas quando nascem, mas tornam-se negras depois de algumas horas. Pode ser encontrado em várias regiões da África e América do Sul, inclusive no Brasil. Em nosso país, tem transmitido a dengue a uma grande quantidade de pessoas. A dengue, se não tratada corretamente, pode levar o indivíduo a morte.

Forma de evitar: 

Trata-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas. Com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros.

Um repelente caseiro com ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma e econômico. Você pode preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente.

Componentes:

- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo de bebê (100 ml).

Forma de preparo: 

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando duas vezes ao dia (manhã e tarde);
Depois coloque o óleo corporal (pode também ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloé vera).
O cravo espanta até formigas da cozinha e dos equipamentos eletrônicos, espanta também as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o nosso sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.

Modo de usar: 

Passe apenas uma gotinha nos braços e outra nas pernas.

Espalhe e pronto! Esta orientação é de Ioshiko Nobukuni. (http://plantarecultivar.blogspot.com.br-Sobrevivente da dengue hemorrágica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!