MODA - Seda, um fio com muito charme

Um bichinho estranho que, em sua essência, muitas mulheres fugiriam dele. Porém, elas são as mesmas que enlouquecem o trabalho desse inseto. Saiba como é feita a seda!



Revista 10 - Setembro/Outubro 2013
 

A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil. Obtém-se a partir dos casulos do bicho-da-seda por um processo designado de sericicultura. A fibra de seda natural é um filamento contínuo da proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina) que se solidificam imediatamente quando em contato com o ar. Aplicações: tecidos de seda devido a sua leveza, brilho e maciez. São usados principalmente em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas, etc... 

O bicho-da-seda como é conhecido é quem produz o fio de seda. É criado aos milhares e quando começa a transformar-se em borboleta, envolve-se num casulo sedoso. Nesta fase do desenvolvimento para se obter os fios de seda os casulos são mergulhados em água quente. 

Só desta forma os casulos não se rompem com a saída das borboletas e podem ser fiados e trabalhados para obtenção do produto final a ser vendido pela indústria da seda. 

O Bicho-da-seda (Bombyx mori L) é originário do norte da China e há aproximadamente 5.000 anos vem sendo criado para a obtenção do fio de seda. Trata-se da larva de uma mariposa pertencente à família Bombycidae e à ordem Lepidóptera. Depois da cópula das mariposas, a fêmea deposita cerca de 500 ovos, do ovo as lagartas eclodem, após um período de 7 a 21 dias. 

Quando nasce, o bicho-da-seda mede 2,5mm de comprimento, durante os primeiros 40 dias, come sem parar, passa pela metamorfose (seus estágios são: ovo, lagarta ou larva, pupa ou crisálida e inseto adulto ou imago), tem seu peso aumentado aproximadamente 10.000 vezes e seu tamanho aumenta 70 vezes em relação ao tamanho original. 

O bicho-da-seda se alimenta das folhas da amoreira. 

A quantidade de seda usável de cada casulo é pequena. Cerca de 500 bichos-da-seda ou 80 kg de casulos são necessários para produzir 1 kg de seda em bruto.