Rios Voadores | Exposição Energia | SESC Itaquera


Notícias 30 - 04 de julho de 2011



Rio voador é o termo utilizado para nomear cursos de água atmosféricos, que transportam umidade e vapor da Amazônia para outras áreas do país.

Ao se chocar com algumas condições meteorológicas, a umidade trazida da Amazônia pelos rios voadores é transformada em chuva, importante para nossa vida e para a economia, irrigando as lavouras, enchendo os rios e as represas que fornecem energia.

Parece simples não é? Mas você sabia que a quantidade de vapor de água transportada pelos rios voadores pode ter o mesmo tamanho, ou ser maior, que a vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s)? Boa parte da chuva brasileira vem desse fenômeno.

No site Rios Voadores, você tem acesso à todas as informações sobre esse fenômeno, assim como vídeos, mapas explicativos e um projeto totalmente dedicado à difusão desse tema.

Na Exposição Energia, do SESC Itaquera, os Rios Voadores também marcam presença. O vídeo acima pertence à exposição, que apresenta de forma lúdica e interativa o universo da energia, seu impacto nas condições de vida da humanidade, os desafios para a construção do futuro e o conhecimento de questões energéticas dos pontos de vista científico, histórico, econômico e político.


Para conferir outras matérias sobre Energia, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!