Metereologista - Ambientes da Terra

Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009
É de fundamental importância compreender como nosso planeta "funciona". A Terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processoas interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, o que lhe permite receber quantidade de energia suficiente para o desenvolvimento de ambientes que dão sustentação a vida. Esses ambientes se interpenetram, e se, interrelacionam, através da superfície da Terra que é a camada de contato e interrelacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera e Geosfera, dando origem a Biosfera.

Os meteorologistas estudam esse sistema climático. Examinam, por exemplo, a atmosfera no que diz respeito às suas propriedades químicas e físicas, à transmissão de luz, som e ondas de rádia e à transferência de energia. Estudam, também, fatores relacionados com a formação de nuvens, precipitação, neve e outros fenômenos meteorológicos, tais como tempestades tropicais ou maremotos.

Uma fina e delicada película

O termo Biosfera é recente, assim como a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. Sua espessura não ultrapassa os 50 km e, quando comparada ao diâmetro da Terra, percebemos quão frágil é. Porém, sua fragilidade vem do fato de ela manter-se graças a um jogo de forças muito sensível que se autoregula e se autopreserva. Nesse jogo, os diversos elementos que compõem a biosfera se influenciam mutuamente. A alteração de um deles pode desencadear uma série de reações que atingirão alguns dos elementos do sistema, além do sistema como um todo. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no inteiror da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.

A Geosfera - ou crosta terrestre - camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituída de materiais em estado pastoso. A geosfera tem cerca de 200 km de espessura.
A parte interna do globo terrestre é composta por diversas camadas, com diferentes materiais. Cada um delas possui temperatura e densidade próprias, o que traz implicações sobre a dinâmica interna da Terra, como as erupções vulcânicas e os terremotos.

Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - que formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Os mares correspondem a 97,4% da Terra e 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e sua importância como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.

Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta ou um satélite. A atmosfera (do greo atmós, gás; sphaîra, esfera) da Terra tem espessura estimada em 800 km. É formada por gases, principalmente o nitrogênio (78%), o oxigênio (21%) e o argônio (0,9%), e por gases menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!