Verão - Na medida certa, é bom!

Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009
A luz do sol ajuda na produção da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo, e também aumenta a produção de hormônios que melhoram nosso humor e disposição.

A falta de luz solar por longos períodos pode levar a depressão conforme mostram estudos realizados em países que tem pouca incidência da luz solar. Não é o este o caso do Brasil.

As alterações que ocorrem na pele pela exposição ao sol são: bronzeado, queimaduras, sardas, sensibilidade local entre outras. Algumas alterações levam anos para se desenvolver e causam rugas, manchas, perda de elasticidade e envelhecimento precoce da pele.

Alterações mais graves acarretam o que chamamos de câncer de pele que podem conduzir até a morte. É importante lembrar que o câncer de pele é completamente curável quando tratado no estágio inicial.

Não é em um único verão que você desenvolve a doença, mas o acúmulo de verões sem proteção são um grande fator de risco.

Fique atento com manchas, feridas que não saram, pintas e sardas que mudam de cor. São alguns sintomas de câncer de pele.

Os olhos também precisam de um atenção, para você não terminar o verão com uma conjuntivite (que, nas épocas de calor, são comumente causadas por bactérias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!