Insetos Comestíveis


Ano 1 - Revista nº 3 - Fevereiro 2010

Você pode achar estranho, mas a questão é apenas de cultura alimentar. Já pensou que você costuma comer “hamburger” que é feito de carne bovina, moída e prensada? Qual a diferença? Nenhuma se considerar, por exemplo, que na Índia não se come carne vermelha. Os seguidores do hinduísmo, a religião da Índia, não comem carne bovina. Percebe? Tudo depende de que lado você está.

Pode parecer loucura, mas na Bíblia aparece uma referência direta sobre quais insetos podem ser comidos. Está em Levítico (o Livro das Leis do Antigo Testamento, ou um dos cinco livros conhecidos como Tora), uma lei específica que indica quais insetos podem ser comidos.

Eu sei que a gente já viu chineses comendo insetos durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2006, e que todo mundo ouviu falar disso, mas sempre me pareceu que era uma espécie de excentricidade individual dos orientais, impulsionada pelos anos de fome em um país gigantesco como a China.

Pesquisas indicam que os insetos oferecem ao nosso corpo a energia necessária para as mais diversas tarefas. O ser humano precisa de cerca de 2.000 calorias/dia para viver. O tipo de gordura presente nos insetos também fazem bem à saúde. Afinal, quantos insetos alguém precisaria ingerir para conseguir a quantidade de proteínas necessárias para ficar bem nutrido? Isso varia de acordo com a espécie. Seria preciso consumir, por exemplo, 47 gafanhotos para ficar bem nutrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!