Mergulhando na Cultura - Lá no fundo!

Ano 1 - Revista nº 3 - Fevereiro 2010

A travessia do Mar Vermelho pelos hebreus, um dos episódios mais intrigantes da Bíblia, realmente aconteceu?

Conta-nos a Bíblia que diante da intransigência do faraó que não quis permitir a saída dos hebreus, Deus enviou as dez pragas e só depois, então, tiveram permissão para a retirada. Entretanto, quando os hebreus já haviam iniciado a sua marcha, o faraó arrependeu-se de tê-los libertado e, à frente de 600 carros escolhidos e equipados com tropas de escol, (caso você não saiba escol=melhores, a nata) foi-lhes ao encalço. Alcançou-os às margens do Mar Vermelho. O povo se apavorou e nessa situação dramática Deus disse a Moisés: "Por que clamas a mim? Ordena aos filhos de Israel que continuem o seu caminho. E tu, levanta o bastão e estende a mão sobre o mar; divide-o para que os filhos de Israel caminhem a pé enxuto pelo meio do mar." (Êxodo 14:15,16)

O patriarca, obedecendo às ordens de Deus, levantou o seu cajado e estendeu a mão sobre as águas e, prossegue a Bíblia: “Tendo Moisés estendido a mão sobre o mar, Deus o fez recuar por meio do vento leste durante toda a noite. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, tendo as águas como um muro à direita e à esquerda. Os egípcios que os perseguiam invadiram atrás deles até o meio do mar: toda a cavalaria do faraó, os seus carros e cavaleiros”.


Depois que o exército egípcio penetrou pelo centro da imensa massa de água fendida, Deus provocou pânico entre eles, travou as rodas dos carros e os guerreiros tiveram dificuldade em avançar. Então, disse Deus a Moisés: "Estende a mão sobre o mar, para que as águas voltem sobre os egípcios, seus carros e seus cavaleiros”. “Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, voltou para o seu lugar habitual. Os egípcios, fugindo ao fechamento dele, foram aniquilados no meio do mar. As águas no seu refluxo cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército do faraó que tinham entrado no mar; não escapou um só deles”.(Êxodo 14:26-28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!