O engano das Academias

Notícias 09 - 02 de Agosto de 2010

Movida pelo desejo de manter uma disciplina física, fui procurar uma academia. Porém, os preços me desanimaram e durante as pesquisas, percebi um sistema similar em algumas academias de redes diferentes e fui investigar.

Consultores estão montando esquemas para “fidelizar” os clientes. Eles ensinam uma técnica de dobrar o valor para todos os alunos. A partir daí, oferecem um desconto de quase 50%, ou seja, o valor real que custaria, para os que aceitam o contrato de 12 meses. Parece normal, não é? Agora tente cancelar esse plano. A multa é surreal.

É natural ter estratégias de vendas. O perigo mora na técnica como estão implantando isso. Se você não tem condições de fazer 12 meses, vai pagar mais que caro. Se aceita, fica preso a um plano injusto. A proposta é para que o cliente não tenha muita escolha e as academias adotam o esquema porque, claro, dobram o faturamento.

Além disso, as consultorias treinam os funcionários para analisar e ludibriar, com base nas informações da entrevista dos clientes. As chamadas dos treinamentos que oferecem são “Chega de clientes infiéis”, “Cliente não tem razão, tem emoção”... e assim por diante. Prendem pelo bolso e ainda vendem um culto exarcebado ao corpo.

Fidelizar é oferecer um bom atendimento e benefícios para que o cliente fique satisfeito e continue procurando os serviços, não obrigá-lo com contratos abusivos.

Solução? Fique de olhos bem abertos e reclame quando oferecerem esse tipo de proposta. Os consumidores são livres para escolher, podem e devem fazer uma negociação contra esse sistema.

Pense no bolso, na saúde e na mente. Faça os três andarem juntos e mostre que nesse caso o cliente tem razão sim... nos dois sentidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!