Impactos físicos do jejum

Notícias 16 - 08 de novembro de 2010

Muitas religiões utilizam o jejum de diferentes formas, mas com objetivos espirituais. O jejum é deixar de comer durante todo o dia ou deixar uma das refeições (café, almoço, jantar). E qual será o impacto disso no corpo?

Segundo uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, o jejum altera o metabolismo do organismo, porém, se for realizado de forma correta, faz bem. Lembrando que jejum não deve ser usado para dietas, pois os distúrbios alimentares fazem parte de casos como bulimia e anorexia. E, pessoas com diabetes precisam ter atenção ao jejuar.

Médicos e especialistas entrevistados afirmaram que o jejum, quando bem regulado, traz benefícios como aumento de defesa do organismo e um tempo mais apropriado para a digestão.

Alguns médicos explicam que o bem-estar dos primeiros momentos do jejum se deve à liberação de substâncias neurocerebrais, que dão uma falsa sensação de excesso de energia. São substâncias liberadas em casos de estresse, por exemplo. Depois o corpo começa a apresentar os sintomas de cansaço, moleza e dificuldade de concentração.

Para outros, o bem-estar inicial se deve ao fato de que o fluxo de sangue está livre, diferente do que ocorre enquanto há comida digerindo no estômago (há uma concentração de sangue na região).

Independente do caso, o importante mesmo é o que o jejum representa para Deus e para a sua vida... e que, se for feito de forma correta, faz bem pro corpo também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!