Anorexia - Causas da Anorexia e Bulimia

Notícias 17 - 22 de novembro de 2010

Estudiosos relacionam muitas causas: genética, pressão social, valores estéticos ligados ao culto ao corpo, mas uma é vital: a relação com a família (afetividade).
É importante observarmos que há uma preocupação constante com o comportamentos, mas não é comum uma proposta ou uma alternativa preventiva para tais situações. O problema da anorexia ou da bulimia pode ser prevenido ainda na infância. A criança é caracteristicamente impulsiva. Isto significa que os pais podem ajudar no equilíbrio dos impulsos infantis, a fim de que não venham se tornar compulsivas.(TOC)

Hoje vemos pais com problemas relacionados aos valores que nos identificam como seres humanos e tais problemas se transferem aos filhos. Uma relação familiar javascript:void(0)conturbada pode ter alguma destas características: superproteção, perfeccionismo (por exemplo, minha filha nunca deu trabalho, é estudiosa, muito obediente, um modelo de pessoa), brigas entre
os pais, aglutinação, preocupação exagerada com regimes e dietas. Quando estas situações ocorrem a(o) jovem busca ou impor-se ou atrair a atenção, mas simultaneamente sente-se profundamente descontente. Esse descontentamento é traduzido em revolta e rejeição a si próprio.



A revolta ou a rejeição ocorre primeiro no espírito e depois pode se refletir no corpo. Cientificamente é provado que muitos males do corpo são decorrentes de um espírito doente. O corpo humano é o recip
iente de um espírito e de uma alma. Da mesma forma que o corpo físico requer cuidados o espírito precisa de ajuste e ajuda, tais como: não ceder aos desejos incontroláveis e nocivos, a compreensão de diferenças, etc. A medicina, a psicologia buscam respostas cientificas para essa doença, sem contudo apresentar um tratamento eficaz.

O autodomínio é um princípio divino e a sua prática sig
nifica permitir a influência do Espírito de Deus como moderador de descontroles emocionais podendo estender às esferas de maior influência como comer, beber, dormir, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!