Anorexia - O que é?


Notícias 17 - 22 de novembro de 2010
Para não engordar algumas jovens chegam a beber detergente, vinagre, shampoo para provocar o vômito, muitas tentam beber só água. Chegam a ingerir algodão para manter o estômago cheio e ter a sensação de saciedade além de se automutilarem como forma de punição por algo errado que fizeram.




Afinal, o que é anorexia? Anorexia Nervosa e a Bulimia são perturbações da alimentação sobre base psicológica, típicas de países nos quais a comida é abundante e onde a magreza tem um valor social positivo. No caso da anorexia, a recusa quase completa aos alimentos além de levar a uma drástica perda de peso, pode causar à morte. Já com a bulimia, que significa "grande fome", acontece o contrário, a pessoa come vorazmente para, a seguir, vomitar tudo o que foi ingerido, assim, o peso não sofre modificações. Estas doenças, ambas ligadas à insatisfação e à dificuldade de aceitar-se, manifestam-se nas pessoas que têm uma estrutura perturbada da personalidade. Em alguns casos, a anorexia e a bulimia podem se alternar em períodos de crise, ou seja, uma mesma pessoa pode apresentar as duas doenças. A pessoa anoréxica é perfeccionista, muito ativa e com uma forte propensão em ter primazia; a pessoa bulímica, é rebelde, extrovertida e impulsiva, com uma organização mental caótica.

Essas perturbações atingem sobretudo os jovens dos 13 aos 16 a
nos, com nítida prevalência entre as garotas(95%): a relação rapaz/garota é de 1 para 10.No entanto, apesar da idade com maior risco ser a adolescência, muitos estudos já demonstraram que também as crianças entre os 6 e os 12 anos podem ser atingidas pelas perturbações alimentares. Além disso, há um aumento contínuo dos casos da anorexia entre mulheres adultas e casadas.

Os transtornos alimentares são cada vez mais presentes na vid
a de nossas meninas. De causas variadas, devem ser observados pelos pais, que devem encaminhá-las o quanto antes para especialistas, que poderão ajudá-las a ter uma autoimagem mais positiva e saudável. Neste sentido, o ponto principal é a autoaceitação. No geral, a nossa sociedade, com seus padrões de beleza, tem pressionado muito as mulheres a terem um biotipo definido, induzindo-as a acreditar que a felicidade e a aceitação está associada a este fato. Tanto a bulimia como a anorexia são distúrbios da mente que estão ligadas à autorrejeição. O tratamento clinico é multidisciplinar dependendo de um médico, psicólogo e nutricionista. Tratar os sintomas e o comportamento é necessário, mas é fundamental saber como evitar. Que razões levam os jovem ase machucarem tão profundamente?

Um comentário:

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!