Como se vestir – Marcela Temer

Notícias 20 - 10 de janeiro de 2011

Durante a posse da presidente Dilma Rousseff, em 2011, a vice-primeira dama Marcela Temer, embora vestisse uma roupa simples, roubou os olhares da mídia. Isso nos faz lembrar uma lição: a roupa e a forma de se portar são comunicações não verbais, que impactam até cinco vezes mais que aquilo que você fala!

Por isso, a Revista Gente Nova vem abordando em alguns posts dicas e cuidados pra você não causar impressões ruins. Até alguns anos atrás, as escolas ensinavam um padrão de vestimenta e até hoje muitas empresas contratam ou promovem por causa da imagem que as pessoas passam. A falta de zelo da sociedade tem levado instituições a procurar consultores para “ajustar” seus diretores e funcionários. Respeitar o espaço e se vestir adequadamente ao ambiente de trabalho é tão importante quanto falar outro idioma.

Eliane Silva, jornalista, conta: “Já fui demitida porque tingi meu cabelo de vermelho. Na época, trabalhava como atendente em uma clínica e meus chefes acharam que a cor era exótica e assustava os clientes. Me demitiram na hora”. Piercings, tatuagens, cabelos malucos e cores berrantes podem riscar uma pessoa do mercado de trabalho. Por isso, muito cuidado com modismos esquisitos e, principalmente, quando envolve decisões que são para sempre, como tatuagens e alargadores, isso pode ser um peso pra você mais tarde.

Aprimorar a aparência, mas sem vaidade e culto ao corpo, gera coerência à sua personalidade e abre portas em diversas áreas. Até o grande mártir do cristianismo mantinha um perfil bem cuidado, tanto que os soldados não tiveram coragem de rasgar e disputaram quem ficaria com a túnica que ele usava (de linho puro) quando ia ser crucificado. Anote aí então algumas dicas para não errar:

Coloração pessoal: Cada pessoa tem um conjunto de cores com as quais fica bem. Quentes ou frias, claras ou escuras, etc. Isso pode ajudar bastante, descubra a sua.
Corte de cabelo: Se você passa o dia todo sem fazer nada em casa, pode picotar como quiser. Mas se está ou pretende procurar emprego, é melhor ajeitar as madeixas.
Quando tiver dúvidas, aposte no básico! Cores e modelos básicos são ótimas soluções.

Mulheres:

• Não use roupas de “balada/festa” para ir trabalhar, os ambientes são completamente diferentes;
• Muito cuidado no brilho, embora esteja na moda brilhar a qualquer hora do dia, pode ser exagerado e nada profissional;
• Esmaltes muito coloridos sugerem imaturidade;
• Esqueça decotes e roupas curtas, quanto menos exposição de pele, mais elegante fica. Andar na rua como se fosse a um baile funk é feio até na opinião dos homens, quem dirá do chefe, professor ou namorado;
Cabelos: penteados e arrumados sempre! Evite deixá-lo armado e solto ou “meio preso” como faz enquanto arruma a casa. Aproveite a moda das tranças para mudar o visual;

Homens:

• Jeans rasgado, nem pensar;
• Tênis e camiseta não são aconselháveis, a menos que você trabalhe em uma loja de esportes;
• Cuidado com as cores, homens também precisam combiná-las;
• Aposte em “esporte chique” para o cotidiano. Nem terno e gravata (se não for obrigatório), nem tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!