Museu do Perfume - Uma história de cheiros


Notícias 21 - 27 de janeiro de 2011
Com origem no Egito, o perfume conquistou rapidamente da mais alta corte às grandes massas. Mais que agradáveis cheiros e produto de higiene pessoal, tornou-se item indicativo de status social, influenciou a moda, a arte, o design e a química.

Os aromas são capazes de mexer com o
sistema límbico, podendo causar até alterações de humor. As fórmulas, formas e mistérios ganharam recentemente em São Paulo um museu (ou espaço, como é chamado) inter
ativo e moderno totalmente dedicado ao perfume. Uma das principais atrações é a “Pirâmide Olfativa”, um equipamento que exala perfumes conforme vai exibindo um vídeo. Para conferir essas e outras histórias, vale conhecer o Espaço Perfume Arte + História.

Entre os atrativos estão exemplares originais de perfumes raros, como a Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, encomenda especial feita por Napoleão Bonaparte para presentear a esposa.

Curiosidades: Uma das mais famosas histórias de perfume está na Bíblia, em João 12:3. Maria, irmã de Lázaro, unge os pés de Jesus com um perfume puro e caríssimo (hoje valeria aproximadam
ente R$ 16.000,00) e o seca com próprios cabelos. O ato simboliza uma das maiores demonstrações de amor à Deus, onde Maria mostra não se importar em servir Jesus (pois lavar os pés de alguém era uma humilhação) e ainda o faz utilizando aquilo que ela tinha de melhor e mais valioso. A história narra um momento de verdadeira fé, confiança, amor e valorização à presença de Jesus.

Espaço Perfume Arte + História - São Paulo (SP)
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110, Perdizes, São Paulo. Entrada gratuita Horários de visitação: de terça-feira, quarta e sábado, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h; e domingo, das 12h às 18h. Outras informações pelo telefone:
(11) 2361-7728.

Museu do Perfume – Gramado (RS) O museu do Perfume está localizado dentro da loja Fragram, em um ambiente rústico e requintado. Av. das Hortênsias, 3662 – Gramado/RS. Telefone: (54) 3286-2719.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!