Espiral do Silêncio


Notícias 22 - 11 de fevereiro de 2011

Em um ônibus lotado de corintianos, você entraria vestindo a camisa do Palmeiras?

Baseada na hipótese de que as pessoas tendem a se calar quando sua opinião é contrária à maioria, a Espiral do Silêncio é uma das teorias da comunicação. Ela foi desenvolvida nos anos 70, por Elisabeth Noelle-Neumann, uma socióloga alemã.

O exemplo acima é extremista porque, infelizmente, o silêncio se dá por medo da violência. Porém, outros casos praticamente imperceptíveis ocorrem com você cotidianamente. Vamos conhecer para prevenir?

Alguma vez você esteve conversando com um grupo de colegas (no trabalho ou na escola, por exemplo) e eles começaram um assunto sobre o qual não concordava ou não tinha afinidade e você simplesmente se calou, seja para não gerar conflito, por se envergonhar ou por não saber como falar? Pode ser desde um bate-papo sobre o Big Brother até a opinião sobre um partido político ou uma religião. Pois é, você já foi vítima da Espiral do Silêncio.

Elisabeth Noelle-Neumann começa essa teoria ao observar a mudança de opinião em uma eleição. Estudos revelaram que muitas pessoas mudaram seu voto para se aproximar de opiniões que achavam dominantes, ou seja, para votar em um partido que estava ganhando ou no qual um grupo em especial iria votar. Ela percebeu que as pessoas têm tendência a se expressar menos quando pensam que podem ser minoria ou tratadas com desdém.

O professor Antonio Hohlfeldt, da PUC do Rio Grande do Sul diz que “ao perceberem ou imaginarem que a maioria das pessoas pensa diferente, essas pessoas acabam, num primeiro momento, por se calarem e, posteriormente, a adaptarem, ainda que muitas vezes apenas verbalmente, suas opiniões às do que elas imaginam ser a maioria.”

Esse fenômeno sufoca a diversidade e o pensamento epistêmico porque permite que apenas um ponto de vista reine absoluto. Calar-se apenas por pensar diferente estagna o desenvolvimento racional e dá poder a manipulação.

Existem momentos que devemos nos calar e refletir, mas há muitos outros em que a sua opinião, por menor que pareça, pode ser importante. O mundo precisa de novas ideias contrárias a alguns pensamentos globais. É necessário que sejamos como o sal, que independente de onde é colocado deixa o seu tempero.

Pensar e agir diferente não é vergonha, é virtude. Por isso, em vez de se calar, abra um diálogo. Se precisar de inspiração, vamos dar uma ajudinha:

- Galileu Galilei foi o único a afirmar que a Terra era redonda, enquanto o mundo inteiro defendia o contrário.
- O cristianismo foi disseminado porque Paulo e outros apóstolos ousaram falar de Jesus para povos pagãos, que era todo o resto do mundo.
- Martin Luther King ousou dizer “Eu tenho um sonho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!