Hipotireoidismo – Por que engorda?


Notícias 23 - 28 de fevereiro de 2011
Recentemente Ronaldinho, conhecido como Fenômeno do futebol, deixou os campos derrotado por uma doença: o hipotireoidismo. O atleta foi alvo de duras críticas por estar “fora do peso”. Depois da justificativa, fica a pergunta: O que é hipotireoidismo e por que engorda? Muitas pessoas que fazem dieta e não conseguem emagrecer ou engordar, podem sofrer de distúrbios da tireóide como o craque do futebol.

A tireóide é uma glândula que fica na área um pouco acima do pescoço. Ela é responsável pela produção de hormônios e um distúrbio nessa glândula compromete o metabolismo do corpo. Uma das evidências da doença é o aparecimento de “papo”.

O metabolismo é o processo que faz a queima calórica no organismo. Quando a tireóide não está funcionando direito, ela causa duas doenças:

Hipotireóidismo: quando é reduzida a queima calórica, acumulando gordura, colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. A pessoa, além de não conseguir emagrecer, começa a ganhar peso. Caso do jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno”. Outras decorrências são a diminuição de processos dos órgãos, como rins, trazendo fadiga, inchaço, moleza. Problemas nos músculos e na pele, com dores, pele seca e fria.

Hipertireóidismo: quando a queima calórica é acelerada. Nesse caso, o organismo perde toda a gordura e a pessoa, além de não conseguir ganhar peso, emagrece. Porém, o processo é mais sutil que no hipotireóidismo. Caso do jogador de vôlei Giba.

O tratamento para ambos os casos é o controle dos hormônios. Com o tratamento correto, a pessoa volta a ter o metabolismo parecido com o de indivíduos sem problemas na tireóide e o peso deve voltar ao normal. Se isso não ocorrer, é porque o ganho ou a perda excessiva de peso está relacionado a outros fatores. Fique ligado!

Clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!