Garrafas de Plástico na construção civil


Notícias 24 - 18 de março de 2011

Apenas reciclar não tem sido uma solução eficaz para a quantidade de lixo que produzimos. Primeiro porque, infelizmente, pouquíssimo desse material é efetivamente reciclado e depois, mesmo que reciclássemos tudo, não seria suficiente.

Por isso, muitas ideias e pesquisas estão surgindo para tentar reaproveitar materiais descartados. Isso já acontece bastante com a borracha de pneus (que viram asfalto, solas de calçados, etc) e agora com garrafas de plástico.

Provavelmente você já recebeu um e-mail com imagens de uma casa construída com garrafas (se não viu, postamos as fotos abaixo). Mas nos EUA, uma equipe do Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente da Universidade de Temple, está desenvolvendo o “plastisoil”, um material para ser usado na construção de calçadas, formado por terra quente, pó de PET (garrafa de plástico) e cascalho.

Essa experiência ainda está sendo testada, mas já tem produzido resultados interessantes. Se for totalmente aprovada, ajudará na reduzir o lixo, além de ser mais econômico (custa menos) que o cimento convencional e auxilia na prevenção de inundações, pois o material permite que a água se infiltre no solo.

Agora é só torcer para que dê certo e outros países adotem a fórmula.


Clique e veja também:
Pastor constrói templo com garrafas PET


Aquecedor solar feito com garrafas
Cortina feita com garrafas

Casa feita com garrafas


2 comentários:

  1. Gostaria de explorar o assunto do "plastisoil". Poderia, por favor, indicar-me a fonte do seu post? Meu mail: contacto@acasadeviver.com ou
    acasadeviver@gmail.com
    Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Obrigado por acompanhar a revista.

    Enviamos para os e-mails indicados, dicas e sugestões sobre o tema.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!