Laboratório de Química - Catavento Cultural


Notícias 27 - 01 de maio de 2011
As sessões do Laboratório de Química do Catavento Cultural e Educacional – espaço interativo do Governo do Estado de São Paulo localizado no centro da capital paulista – estão com novos horários nos finais de semana e feriados. 
 
Elaborados com critérios que permitam que as crianças reproduzam o que aprenderam em casa, os experimentos têm como objetivo demonstrar alguns princípios básicos da química e são coordenados por monitores do Catavento. Nas sessões, os visitantes têm a oportunidade de criar um “foguete” e entender o conceito da expansão de gás. A experiência é feita com uma composição de vinagre e fermento químico, misturada dentro de um tubo de filme fotográfico fechado, que gera gás e “explode” a tampa, fazendo o tubo ou “foguetinho”, como foi batizado o experimento, voar alguns metros para cima.


“Um dos experimentos que os visitantes mais gostam é a Varinha Mágica”, conta Anderson Arndt, educador do laboratório e mestre em Química. “Demonstramos como funcionam as reações exotérmicas, ou seja, reações que liberam calor (esquentam). A exibição é feita com um chumaço de algodão, molhado em álcool e preso em uma vareta, que ao se aproximar de outra composição elaborada com permanganato de potássio e ácido sulfúrico, libera muito calor, queimando rapidamente o algodão”, explica o químico. As outras experiências são “Liberação de oxigênio através de peróxido e iodo”, “Dissolvendo isopor em acetona”, “Mudança de cor de indicadores ácido-base” e “Geleka”.

Para participar do Laboratório de Química os visitantes devem retirar a senha na Bilheteria do Catavento e ter mais de sete anos. As sessões têm 20 minutos de duração e, para que ocorram, é necessário um grupo de pelo menos dez pessoas. Caso os visitantes atrasem por mais de cinco minutos, não haverá sessão.

Serviço:
Laboratório de Química - Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães s/n - Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP - Palácio das IndústriasClassificação: 7 anos
Conheça o Catavento Cultural e Educacional e outras atividades, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!