Cientistas Brasileiros - Oswaldo Cruz


Notícias 30 - 04 de julho de 2011

Alguém lembra de São Luiz do Paraitinga? Ja esqueceu!!! Cidade paulista que foi devastada por um enchente que chamou a atenção da mídia por muitos dias no início de deste ano. Mais uma vez se perdeu a oportunidade de trazer informação de qualidade. Apenas a catástrofe e o sofrimento foram destaque.

Em São Luiz do Paraitinga, nasceu Osvaldo Gonçalves Cruz, mais conhecido como Osvaldo Cruz, em 5 de agosto de 1872. Aos 14 anos ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde doutorou-se em 1892, defendendo a tese de veiculação microbiana pelas águas. Em Paris, estagiou no Instituto Pasteur e, em seguida, na Alemanha. Aplicou os conhecimentos adquiridos dirigindo o Instituto Soroterápico atual Fundação Osvaldo Cruz, referência internacional na fabricação de vacinas e de medicina experimental.

Cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais no Brasil. Coordenou os trabalhos para erradicação da febre amarela e da varíola no Rio de Janeiro. Convenceu, na época, o então presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar, fato que ficou conhecido como a "revolta da vacina".

Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupou da cadeira 5 em substituição a Raimundo Correa em 1912. Fundou a Academia Brasileira de Ciências em 1916. Foi prefeito no mesmo ano da cidade de Petrópolis- RJ, vindo a falecer no ano seguinte no dia 11 de fevereiro de 1917.


Conheça outras matérias da série cientistas brasileiros:
Carlos Chagas
Bartolomeu de Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!