Neologismos e a Linguagem de Internet


Notícias 30 - 04 de julho de 2011



A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.



Significa palavra nova. É a criação de novas expressões ou palavras, que surgem espontaneamente ou de forma proposital. Também é considerado neologismo atribuir um novo sentido a uma palavra que já existe.

O principal motivo de se criar novas palavras é a necessidade de expressão. As fontes que mais originam palavras são as traduções bíblicas, as traduções técnicas e a Internet.

Existem diversas classificações de neologismo, vamos ver algumas?

Literário: Os escritores costumam criar palavras para dar um efeito único ao texto ou para gerar uma expressão que ajude a explicitar algo em sua obra.

Gouvarinhar - O escritor Eça de Queirós criou esse verbo para representar conversas e momentos entre a família Gouvarinho, no livro “Os Maias”.

Técnico ou Científico: Criado para dar nome a novas invenções ou descobertas. Em geral, utiliza-se palavras vindas do grego e do latim, às vezes combinadas com o idioma local. Também existem neologismos científicos que surgem de siglas.

Telefone - Tele = longe (grego); phone = som, voz (grego)
Laser - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation
Popular: Quando o neologismo é criado pelo povo ou por uma cultura diferente.Petista - Pessoa que apóia o Partido Trabalhista (PT)
Gato - Ligação clandestina
Embuchar - Engravidar
Eita! - Interjeição de espanto
Marechal - Antigamente, marechal era um cuidador de cavalos. Hoje significa o maior posto da hierarquia do Exército.
Estrangeirismo: É o mais polêmico e conhecido. O estrangeirismo ocorre quando importamos uma palavra de outro idioma. Isso pode acontecer de duas formas: utilização da palavra como ela é em seu idioma de origem ou pelo aportuguesamento da palavra.

Importadas:

Pizza - (italiano) Nome que se refere a um prato típico feito de farinha de trigo;
Link - (inglês) Conexão, vínculo;
Rock - (inglês) Música de origem norte-americana.

Aportuguesadas:

Deletar - (inglês) Originada da palavra “delete”, que significa delir, apagar.
Manicure - (francês) “Manucure”, profissional que cuida das unhas.

Confira outras matérias sobre estrangeirismo, clicando aqui.

Neologismo e a Internet

Como vimos anteriormente, a Internet é uma das grandes fontes de
neologismos. O fenômeno ocorre porque a Internet além de ser uma nova criação (que gerou palavras como “download”) é um meio que exige agilidade na comunicação. Os grandes estimuladores são os sites ligados ao relacionamento como Orkut, Twitter, Facebook, Messenger e e-mail pessoal.

Muitos professores e linguistas debatem sobre esse assunto. Afinal, é incorreto e prejudicial utilizar os neologismos da Internet?

Se vc costuma tc assim, escrevendo para akele amigo q entende td blz, tome cuidado! Não é crime utilizar essa linguagem, mas desde que você saiba onde e quando usar e que não se esqueça o jeito certo de escrever as palavras. Evite usar “jah”, “eh”, “bjim”, “naum”, “saudadex”, “axo”. O constante uso da escrita incorreta confunde quando temos que escrever corretamente.

Abreviar é comum, uma vez que é mais ágil, porém, mudar a escrita da palavra faz com que você esqueça quando se usa “s”, “z” e “ch”, por exemplo. Muitas pessoas estão sendo reprovadas, não só na escola, mas em testes, concursos, vagas de emprego, universidades, porque se confundem na hora de utilizar a linguagem correta. Os casos cresceram tanto que jornais de alcance nacional estão alertando sobre o problema.

Substituir acentos por letras também não é muito legal. Essa técnica foi criada porque, no início, alguns sites e programas davam conflito quando utilizávamos acentos. Mas hoje isso praticamente não ocorre, por isso devemos acentuar as palavras normalmente.

Então lembre-se: No messenger com os amigos, td blz! Mas nos trabalhos de escola, em trabalhos profissionais ou com pessoas diferentes, nada de neologismo “internético”. Fique ligado!


Leia também:
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
De onde vêm os idiomas?
Alterações na língua

3 comentários:

  1. Gostei miuto das explicações, são claras e objetivas.

    ResponderExcluir
  2. gostei também é legal e boa mesmo parabéns a você

    ResponderExcluir
  3. O abreviar não tras problemas na escola. Devias ouvir o especialista david crystal nesse tópico.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!