Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?


Notícias 13 - 15 de Setembro de 2010

Desde a propagação da Internet, em especial de sites e softwares de mensagens instantâneas, que especialistas discutem se a linguagem da Internet atrapalha o desenvolvimento dos alunos na escrita e na leitura.

Não precisa navegar muito pelas redes sociais ou por comentários em sites e blogs para encontrar erros absurdos de gramática e ortografia. A grande pergunta é: “a Internet é a vilã da Língua Portuguesa?”.

As opiniões se dividem. Parte dos especialistas acusa a modernidade e os novos meios de comunicação de prejudicarem o aprendizado e a escrita de crianças e joven
s. Será? Outra parte de especialistas diz que não, que a Internet apenas explicitou um problema que já era antigo à tecnologia: a falta de qualidade no ensino.

A verdade é que o Brasil está cheio de analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que “tecnicamente” aprenderam a ler e escrever, mas não o fazem com
qualidade. Segundo a autora do livro “Leitura e escrita de adolescentes na Internet e na escola”, Maria Teresa de Freitas, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Internet, embora exponha o jovem a uma relação com a linguagem abreviada e rápida, acaba direcionando para outras leituras mais complexas e corretas, fazendo com que o jovem leia mais.

O paradoxo continua em debate. Mas uma coisa nós concordamos: não dá para colocar na conta da Internet a culpa dos problemas educacionais do país. Segundo a a
utora, uma solução possível seria as escolas orientarem os alunos de como usar a Internet com qualidade, ensinando a abreviar sem escrever errado. Bem coerente, né?


Leia também:
Neologismos e a Linguagem de Internet
De onde vêm os idiomas?
Alterações na língua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!