Vinagre: 1.000 utilidades


Notícias 13 - 15 de Setembro de 2010

Confira a matéria publicada pelo Jornal da Unicamp:

“Mais que dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir o orçamento doméstico.

A engenheira química Wilma Spinosa defende essa idéia. Ela revela que na Europa o consumo por pessoa situa-se em 4 litros por ano e no Brasil em 0,6 litro por ano. Lá, o produto é utilizado na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes e como conservante na indústria de alimentos.

"Eu mesma utilizo na limpeza diária e como amaciante de roupas; além de todas as aplicações, o vinagre é barato e diminui o custo da compra de produtos de limpeza."

Wilma Spinosa destaca a eficiência do ácido acético para limpar metais, cristais e avivar as cores das roupas. "Ele também pode ser usado para neutralizar odor em ambiente poluído por fumaça de cigarro".

Apesar de tantas utilidades, o Brasil consome pouco vinagre. "O brasileiro não tem esse hábito. Uma família de quatro pessoas consome apenas 750 ml por mês", informa.

Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra.

Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração.

Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!