Passeio Turístico | Projeto Pedagógico | Perus-Pirapora


Notícias 32 - 10 de setembro de 2011


Que tal um passeio turístico, cultural e ecológico em um trem “maria-fumaça” de 1.905? “Essa História Passou por Aqui” é o slogan do projeto pedagógico que a prefeitura de Cajamar, em parceria com o Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) está fazendo, revitalizando e reativando a Ferrovia Perus-Pirapora.

Segundo dados históricos, o bairro de Perus e a cidade de Cajamar foram peças importantes para o progresso do país. A estrada de ferro era usada para transportar calcário e pedra para a Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus, primeira fábrica de cimento do país e responsável pelo material utilizado nos prédios mais importantes de São Paulo e do Brasil, como por exemplo, Viaduto do Chá, Edifício Altino Arantes (antigo Banespa), túnel 9 de Julho e a cidade de Brasília.

A estrada funcionou de 1.914 a 1.983 e sua concessão só foi conseguida porque o projeto apresentado justificava a criação da ferrovia para transportar romeiros até Pirapora do Bom Jesus, fato que existiu apenas no projeto. Na realidade, as composições eram sempre mistas, transportavam passageiros e carga e o eixo que ligava a Estação Entroncamento até Pirapora nunca foi construído.


Hoje ainda é possível ver as ruínas da fábrica de cimento, próxima à estação de Perus. A locomotiva restaurada é a única em funcionamento no Brasil com bitola pequena (60 cm) e a primeira construída tem 115 anos.

O passeio tem seis quilômetros (ida e volta) e dura cerca de 10 minutos, margeando o Rio Juqueri e passando ao lado do Parque Anhanguera. São três saídas por domingo, partindo da Estrada da Pedreira. Segundo o diretor de projetos do instituto, há planos de se construir estações temáticas. Cerca de 70% dos voluntários são moradores da região e suas raízes familiares fazem parte da história da ferrovia.

Aproveite o passeio para voltar alguns séculos no tempo e conhecer a história de seu país. Afinal, a origem do teu povo esclarece muito sobre a sua origem e a cultura em que você vive hoje.


Serviço:

Inscrições: Centro Administrativo | Setor de Projetos Culturais e Turísticos Praça Benedito Martins da Cruz, 72 – Cajamar
Mais informações: 4446-6650 ramal 232/228, com Fátima e Sarah.
O ingresso é pago diretamente no local: R$ 5,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!