Reciclar - Papel é no lixo ou no vaso?


Notícias 32 - 10 de setembro de 2011

Quando falamos sobre lixo, a primeira coisa que se passa na cabeça é “reciclar”. O que muita gente esquece é que antes de reciclar, vêm outras duas formas de se diminuir o lixo e a agressão ao nosso meio ambiente: reduzir e reutilizar.

Pode até parecer engraçado, mas já imaginou quanto papel higiênico é jogado no lixo?

Eu sei, você deve estar pensando “Quem vai querer reciclar papel higiênico usado?”. De fato ninguém. A ideia não é essa, o negócio é reduzir. Calma, não estamos propondo nenhum método de controlar as vezes que você vai ao banheiro. Reduzir, nesse caso, é jogar o papel usado no vaso sanitário.

Antes que o horror volte ao seu pensamento, vamos considerar algumas curiosidades e os seguintes pontos:

- Em condições normais, não vai entupir o vaso [a menos que você jogue uma quantidade grande ou outros elementos como absorvente, etc. O que não deve ser feito];
- Isso fará com que você não utilize mais papel que o necessário;
- O papel foi feito para isso;

- Mais nojento é guardar o papel sujo num cestinho por alguns dias. Até porque, ele vai continuar liberando odores;
- Papéis muito brancos possuem químicas e custam mais caro por estética. Os de cor natural são mais ecológicos e melhores;
- Do cesto, ele vai para um lixão dentro de um saquinho plástico e o tempo de decomposição pula de 6 meses para 40 anos;
- O papel usado que fica guardado ou exposto, contém coliformes fecais que podem transmitir doenças ou gerar contaminações.
- Quando você joga o papel no vaso, ele inicia o processo de decomposição na água. Os resíduos que sobram são descartados e podem se decompor em 3 meses.

Repensou o caso? Está na hora de começar a refletir. Hoje, consumimos o dobro de recursos que nosso planeta pode oferecer. Isso quer dizer que em poucos anos um planeta Terra já não será mais suficiente para a nossa "sobrevivência". Então agora é a hora de mudar esse cenário e cuidar desse território que nos foi dado, afinal, você é responsável por ele.

ATENÇÃO: Isso é válido apenas para locais que possuem rede de esgoto tratada. Se esse não é o caso da sua residência, trabalho, casa de campo, etc, então continue usando o cesto de lixo. Não joge papel no vaso sanitário em locais que você não tenha essa certeza.

Outro ponto importante a se lembrar é que isso só é válido para o papel higiênico. Fraldas, absorventes, plásticos, preservativos, tecidos, cabelo e outros tipos de materiais não podem ser descartados no vaso sanitário, mesmo em locais com tratamento de esgoto. Esses materiais sim, causam entupimentos e problemas devastadores. Fique atento!



Ainda não ficou satisfeito e quer saber mais? Aí vão outras fontes:

http://super.abril.com.br/revista/254/materia_revista_284897.shtml?pagina=1
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_391999.shtml
http://www.deverdecasa.com/2009/11/papel-higienico-no-vaso-sanitario.html

Um comentário:

  1. Excelente informação!! Todos os banheiros publicos deveriam ter essa explicação

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!