Pais e Filhos - Resolva esse conflito!

Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser, quando você crescer?



Pais e Filhos, clássica música da banda Legião Urbana, fala de um problema recorrente em inúmeras famílias: o desgaste nessa relação. Não são poucos os casos e os motivos que levam gerações a quebrar vínculos familiares, mas o que fazer para prevenir ou acabar com esse problema?


Ano 3 - Revista nº 5 - Junho 2012

A primeira ideia que aparece é sair de casa assim que completar 18 anos, ou até antes. Então os filhos vão morar fora porque acreditam que é a maneira menos dolorida para acabar com o conflito. O que não é bem uma solução, porque você apenas fugiu do problema, o que significa que ele ainda existe e você irá continuar esbarrando nele. 

Engana-se quem pensa que a culpa é totalmente dos pais. Primeiro porque em conflitos, todas as partes tem seu ponto de vista, erros e acertos. Segundo e o mais perigoso, como diz a música: eles são o que você vai ser quando crescer, ainda que você pense que não.

Oras, se somos fruto do meio em que vivemos, tendemos (e isso não é uma regra sem exceções, mas 90% dos casos) a agir e ser exatamente como esse meio nos moldou, no caso a família. Afinal, durante a formação do seu caráter eles eram a referência.Ok. Complexo, confuso e... revoltante. Agora a pergunta é: Você está realmente interessado em resolver ou prefere passar o resto da vida lutando com esse fantasma? 

Se a sua resposta é “Estou interessado desde que não dependa de mim”, então pode parar de ler e continuar se sentindo vítima. Mas, se continuar lendo, então abra o coração e reflita, sem tentar se justificar, acusar ou jogar a culpa em alguém. 

Conhecer para resolver

O primeiro passo para resolver um conflito é entendê-lo. De onde ele vem e para onde está se direcionando? Lembre-se que, se somos fruto do meio em que vivemos, é importante ir além nessa avaliação. Quem foi e como é a sua família?

Nenhum erro justifica o outro. A ideia aqui é identificar a origem, não justificá-la. Bom, mas quais são os problemas que os filhos reclamam dos pais? Cada um tem os seus, embora muito sejam parecidos. Mas, 99% deles, sejam comuns ou não, tem uma raiz nos avós ou no contexto em que viveram. Porque os pais agem como eles aprenderam ou “como deu para fazer”. 

Avalie como foi a vida e a criação dos pais e você verá que boa parte do comportamento deles com os filhos é reflexo de como foram criados ou daquilo que aprenderam. Ninguém é carinhoso se não tiver aprendido o que é carinho.

Pais que não sabem se relacionar com os filhos são tão imaturos (emocionalmente e espiritualmente) quanto eles. Muitas vezes foram pais muito cedo, a gravidez não foi planejada e não estavam preparados psicologicamente ou simplesmente foi assim que aprenderam a ser pais, era a referência que tinham. 

É importante, antes de tudo, se colocar no lugar do outro, ainda que isso seja muito difícil quando estamos com raiva ou achamos que temos razão. Independente de quem está certo, tentar entender o outro vai melhorar a sua vida. 

Solução

Uma vez que você já sabe o porque, agora é hora de agir. Se você é pai/mãe, corrija seus erros. Não repita atitudes de seus pais que te magoaram. Tente ver qual é a necessidade de seus filhos e se adaptar. Perdoe e peça perdão a eles, pois as suas atitudes os marcam, serão repassadas e vão interferir diretamente na personalidade deles. 

Se você é filho, perdoe e obedeça a seus pais. Até Jesus, que era “o cara”, se submetia e honrava a família (Lucas 2:51). Como diz o ditado “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todo mundo pode fazer um novo final”. Aquilo que seus pais não sabem, ensine-os. Não por força, nem por violência (com afrontas), mas com carinho. Compreender o que eles viveram no passado vai te ajudar a fazer a diferença para que eles tenham um novo futuro.

Mude você primeiro. Em vez de querer ter razão, queira ser feliz. Ninguém é totalmente vítima ou totalmente culpado, todo mundo pode começar fazendo a diferença.

E o passado, o que fazemos com ele?

Aquilo que é pesado, deixou marcas... renuncie. É quase que um processo de libertação. Jogue fora tudo de ruim que vem sendo passado de geração em geração. Você verá que metade dos seus conflitos ou de seus problemas desaparecerá, porque tinha uma origem familiar. Hábitos, doenças, crises, complexos, são inúmeras as situações que vivemos hoje por decorrência de algo que aconteceu com um familiar no passado. 

Mudar requer muita coragem e disposição, mas o resultado vale a pena. É difícil se colocar no lugar do outro, tentar entender e principalmente alterar costumes. Porém, faz parte de um processo de cura da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!