Sobre formigas e gigantes

Elas andam em turma, são pequenas e injustiçadas. A maioria das pessoas tem o ímpeto de matar as formigas sem pensar na utilidade de sua existência. Apesar do preconceito que se têm, esses insetos são surpreendentes. Sabia que elas assustam gigantes?


Ano 4 - Revista nº 8 - Março 2013

Um estudo mostrou que elefantes tem medo das formigas porque elas entram pela tromba causando um grande incomodo. É esse medo que ajuda a preservar diversas árvores, como a Acácia do Quênia. Tudo porque, se não fossem as amigas pequenas, os elefantes derrubariam essas árvores, devastando o local. Em troca, as formigas retiram do vegetal seu alimento e proteção. 

“É a história de Davi contra Golias”, exemplifica o biólogo Todd Palmer, autor principal do estudo publicado na Current Biology. 

Foi identificado por estudiosos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, que os paquidermes se alimentavam de Acacia melífera (que não tem insetos), mas se afastavam das Acacia drepanolobium, onde as formigas se proliferam, apesar de gostarem muito do sabor das duas árvores. 

Não pense “E daí, não estou na savana e nem tem elefantes por aqui”. A verdade é que as formigas são extremamente importantes para o ecossistema do mundo inteiro. As árvores que elas defendem são essenciais para absorver dióxido de carbono, minimizando o acúmulo de gás na atmosfera e, consequentemente, o efeito estufa. 

Antes desse estudo, achava-se que a preservação da savana tinha influência da chuva, da terra e de animais herbívoros. Porém, acrescente a formiga a esta relação de protetores. 


Davi x Golias | Formigas x Elefantes 

O biólogo Todd Palmer comparou o caso ao relato bíblico que conta sobre um gigante filisteu (Golias) que ameaçava o povo de Israel. Muitos exércitos vinham sendo disseminados pelo único gigante. Então Davi, um pequeno e magro rapaz, aceita o desafio de enfrentar Golias sozinho. A grande questão é que, diferente dos soldados, ele declara que vai em nome de Deus, portanto não estaria sozinho, mas na força do Senhor dos Exércitos. E, com apenas uma funda (espécie de estilingue) e uma pedra, Davi derrotou Golias com um golpe certeiro na testa. 

Da mesma forma, a tromba dos elefantes é um ponto muito fraco, pois é sensível à picada das formigas. De acordo com Palmer, os elefantes reconhecem que uma árvore possui formigas pelo cheiro, e se afastam. 

É, nunca mais julgue pela aparência, porque a inteligência é capaz de vencer qualquer força

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!