COMPORTAMENTO - Guia de cidadania

Cidadãos todos somos, podemos ou não estar exercendo na plenitude a nossa cidadania. Agora, como saber o que é como exercer essa tal cidadania?

Revista 10 - Setembro/Outubro 2013

“Despertar a Cidadania para um futuro melhor” 

Cidadãos todos somos, podemos ou não estar exercendo na plenitude a nossa cidadania. 

A Rede Social do Centro se propõe a ser e a ajudar pessoas com desejo de provocar mudanças ao redor de onde vive e oferecer caminhos para isto. 

Na Grécia antiga, berço da democracia, aquele que só vivia para si mesmo e cuidava apenas da porta da sua casa para dentro era chamado de idiótes. Daí o conceito original da palavra idiota, em português: a pessoa que acha que a regra da vida é “cada um por si e Deus por todos”. 

Os mesmos gregos davam um nome apropriado a quem cuidasse também da vida pública, ou seja, além da sua casa também da comunidade ou rua em que vivia, e que acreditasse que a mais nobre regra é “um por todos e todos por um”: este era chamado de político. 

Entendia-se que todas e todos éramos e deveríamos ser políticos, a partir da noção de que pólis é a comunidade, a cidade, a sociedade, e é nela, com ela e por ela que vivemos. 

Recusemos a percepção negativa da política. O que pretendemos tratar é política social e não partidária, pois afeta a convivência decente e saudável e, antes de qualquer coisa, esquece que “os ausentes nunca têm razão”. 

Assim, a política social é vista aí como convivência coletiva, mesmo que moremos cada um em nossa própria casa ou usando o latim, domus, ou seja, em nosso domínio. 

Porém, na prática, porque vivemos juntos e só assim o conseguimos, a questão é que não temos domus, só temos con-domínios. Viver é conviver, seja na cidade, ainda que em casa ou prédio, seja no país, seja no planeta. 

A vida humana é condomínio. E só existe política como capacidade de con-vivência exatamente em razão do condomínio. 

A Rede Social do Centro oferece um Guia de Cidadania que é útil a quem se interessa em contribuir para o desenvolvimento de sua rua, bairro ou cidade. 

Então, vamos lá cidadãos! Una-se aos vizinhos e amigos de sua rua, saia do casulo e transforme onde você vive num lugar melhor para todas e todos. 

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”