Chocolate - Por que ele é tão desejado?

Ano 1 - Revista nº 2 - Maio 2009

Uma das explicações é que ele auxilia na liberação de uma substância (serotonina) que controla o humor. Em sua composição ainda existem diversos ingredientes biologicamente ativos que promovem a sensação de felicidade e euforia, estimulam o centro de prazer do Sistema Nervoso Central e, ainda são capazes de aumentar as substâncias que atuam no processo de relaxamento.

E não param por aí as razões para consumir o chocolate com vontade: ainda existem os benefícios à saúde, por conta de compostos presentes no chocolate (os flavonóides) que neutralizam os radicais livres, substâncias e famosas por apressar o envelhecimento e provocar doenças como câncer.

Alguns estudos mostram que uma barrinha de chocolate (40g) teria mais destes compostos (flavonóides) que uma maçã.

Seu consumo diário contribui para o bom funcionamento do coração, reduzindo os níveis de colestrol e melhorando o sistema imunológico.

O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e em gorduras atrapalha no equilíbrio nutricional trazido por leites, frutas, vegetais, carnes e pães, que contém fibras e outros nutrientes bons para a saúde e para uma boa digestão. O chocolate deve ser consumido, mas em pequenas quantidades! Devemos aproveitar o chocolate na medida em que precisamos dele, fazendo escolhas saudáveis e em porções apropriadas senão ao invés de nos satisfazer, ele trará danos ao nosso corpo.

Deborah Faraone Munck - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!