De onde vem os Sinais Matemáticos?

Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009Conhecer a origem dos símbolos matemáticos pode ajudar muito em sua compreensão. Você sabia que os símbolos positivos e negativos já eram usados mesmo antes da escrita?


Os símbolos + (positivo) e - (negativo) aparecem pintados pela primeira vez em alguns tambores para sinalizar se estavam cheios ou vazios.

Já os matemáticos gregos indicavam a adição colocando juntas as parcelas, sistema adotado ainda hoje para indicar a soma de um número inteiro com uma fração.

Os italianos usavam a letra P, da palavra latina plus, para indicar uma adição.

2 p 2

Os símbolos + e - só começaram a ser utilizados de maneira geral depois que foram usados por Robert Recorde, um grande professor e matemático inglês, em 1.557.

Também é dele a autoria do sinal = que antes da sua criação era indicado pela palavra aequalis. A igualdade era escrita assim:

2 aequalis 2

Bastante complicado, você não acha?
Um matemático inglês foi quem usou o sinal de X para indicar a multiplicação em 1.631. Nos dias de hoje, muitas vezes indicamos a multiplicação apenas com um ponto (.). O ponto foi introduzido como um símbolo para a multiplicação pelo matemático chamado Leibniz em 1.698 porque ele não gostava de usar o X achando que era facilmente confundido com o "x" de uma equação. Ele também é autor dos atuais (:) que indicam a divisão.

Um comentário:

  1. super interresante sempre passamos despercebidos mas e sempre bom saber as origens dos assuntos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!