Lixo - O fim do lixo


Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009

O que eu posso fazer? Esta pergunta deve estar na sua cabeça. Afinal, se queremos participar devemos conhecer a fundo o processo de nossa cidade. Costumamos dizer que o romantismo é muito prejudicial para o meio ambiente, pois algumas pessoas, repletas da maior boa vontade, eventualmente, não conhecendo o processo, acabam interferindo e propagando a ideia que "isso não dá certo". Isso acontece com frequência, não é mesmo?

Não existem respostas para todas as perguntas. Não existe um sistema de coleta seletiva perfeito e aplicável a toda e qualquer situação. Cada caso é um caso e cada cidade tem as suas características.

Se o lixo que você tem é perigoso, por exemplo, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular e coisas semelhantes, conhecidas como "Lixo Seco", você deve ligar à Secretaria do Meio Ambiente ou à Prefeitura que sempre oferecem uma forma para você jogar fora "lixos" desse tipo.

Existem também Cooperativas de Catadores que recebem e às vezes até retiram o lixo conhecido como "Lixo Reciclável" que depois de separado e selecionado será vendido às empresas que reciclam esses materiais (plástico, papel, vidro e metal). Nesta categoria encontramos também os chamados "Ferro-Velhos" que compram esses materiais.

Ficou bem pouquinho de lixo para o caminhão da limpeza pública levar. Só o "Lixo Orgânico" vai para o aterro sanitário.

Vale o orgulho de olhar para o lixo da cozinha e saber que ele é exclusivamente orgânico (ou quase) e nós não vivemos mais barbaramente como antes. Pense... transportar o seu lixo reciclável é o que todos os países ligeiramente civilizados fazem. Uma atitude só para quem quer ficar vivo.


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Lixo – Uma questão para quem é vivo!
Lixo – O engano
Lixo – Consciência Ecológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!