Lixo - O engano


Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009

Reciclar é um conceito que nos torna poderosos. Quando podemos comprar, consumir e jogar no lixo tudo o que tiver o rótulo de Embalagem Reciclável temos na consciência que tudo pode ser reciclado e será reaproveitado. Hoje, todas as embalagens tem uma etiqueta, uma marca, um símbolo indicando que ela é reciclável e, assim somos estimulados pela propaganda a comprar tudo em embalagens descartáveis, entendendo que estaremos contribuindo para preservar o meio ambiente. Este é um conceito errado. Os símbolos geralmente sugerem um ciclo fechado perfeito, como se a possibilidade de transformação de uma caixa de papelão em outra, por exemplo, após ser jogada fora, fosse ilimitada. O ciclo fechado é especialmente inadequado no caso dos plásticos. Uma garrafa descartável de refrigerante ou de água não será reciclada e transformada numa nova garrafa, mas sim em outros produtos, com características diferentes, como artesanatos, roupas, vassouras, solados, etc. e, como a oferta de garrafas descartadas é maior qdo que a procura por artesanatos, roupas e solados, que são produtos mais duráveis, haverá sempre garrafas sobrando que acabam no lixo.

Para reciclar qualquer material se consome água, energia e se polui o ambiente, contaminan
do a água e gerando gases que são lançados na atmosfera. Parece que isto não é tão inteligente, afinal vou continuar poluindo, em uma escala menor, é verdade, mas poluindo. Pense...

O que fazer, por exemplo, com o copo de café contendo o símbolo de "reciclável", numa lanchonete que não dispõe de lixeiras especiais para um descarte separado ou numa cidade em que não há coleta seletiva de lixo, nem sucateiros, nem indústrias de reciclagem próximas? De que adianta uma escola fazer campanha uma vez por ano para arrecadar embalagens recicláveis se não quem queira esses materiais?


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Lixo – Uma questão para quem é vivo!
Lixo – Consciência Ecológica
Lixo – O fim do lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!