Lixo - Uma questão para quem é vivo!


Ano 1 - Revista nº 1 - Abril 2009

Como você se sentiria se alguém jogasse lixo na sua casa?

Revoltado, indignado, irado. O planeta Terra está se sentindo assim. A grande casa onde moramos recebe 24 kg de lixo por mês de cada habitante. Sabemos que a produção de resíduos faz parte do ser humano, mas onde estamos colocando o nosso lixo?

Todos os dias ouvimos sobre os problemas ambientais no mundo. O que você talvez não saiba é que esse assunto é muito antigo. Desde os tempos bíblicos locais conhecidos pelo nome de Geena, onde o fogo ardia dia e noite e onde se faziam sacrifícios, até de crianças, a um deus chamado Moloque, foram transformados em depósitos de lixo e animais mortos bem semelhantes aos nossos atuais lixões ou os mais modernos aterros sanitários onde existe fogo dia e noite pela combustão do gás metano que é exalado pela decomposição do lixo. Antigamente o fogo era mantido para impedir doenças e pestes. No passado as epidemias de cólera, tifo e febre amarela eram doenças sérias que só no início do séc. XX foram comprovadamente associadas ao lixo com a descoberta das bactérias.

Hoje, fala-se muito mais em conscientização e educação ambiental, justamente porque o acúmulo de lixo vem aumentando (5% ao ano) e trazendo consequências cada vez mais desastrosas ao meio ambiente e à saúde pública.

O lixo acumulado a céu aberto (76%) é culpado pelos grandes problemas causados ao meio ambiente e à saúde, pois costuma provocar doenças como a dengue, a leptospirose, além de atrair e aumentar pragas, como moscas, baratas, ratos e produzir odores fortes (mau cheiro).

Lixo acumulado nas ruas, quintais, terrenos vazios, encostas de morros, riachos proporcionam condições ideais para a propagação das doenças, pois a maioria das espécies transmissoras precisa de alimento e água para se reproduzir. Quando tratamos o lixo de forma inadequada ele se torna uma energia potencialmente destruidora acarretando muitas complicações e prejuízos. Esses problemas afetam a população como um todo, e também a gente. O que você acha: Vale a pena jogar o lixo em qualquer lugar?

O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.

Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. Quem é vivo vai ter uma ideia de como a coisa funciona. É importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença. Pense...


Leia os outros tópicos dessa matéria:

Lixo – O engano
Lixo – Consciência Ecológica
Lixo – O fim do lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!