Ano 1 - Revista nº 2 - Maio 2009
Com um visual futurista e exótico, a motocicleta movida a energia solar criada pela empresa espanhola Sun-Red é mais uma alternativa para a redução dos gases causadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. O protótipo, premiado no 34º Salão Internacional do Automóvel de Barcelona, em junho de 2007, possui painéis solares que atingem uma área de 3,1 metros quadrados quando o veículo está parado. A energia captada, garante o fabricante, é suficiente para uma autonomia aproximada de 20 quilômetros a uma velocidade máxima de 50 Km/h.
O desenho impressiona, ficando entre o inovador e o bizarro - quando todas as placas solares estão expostas, a moto fica parecida com um tatuzinho de jardim.
O painel solar retrátil, que supre de energia elétrica do motor da moto Sun-Red, só é acionado quando ela está parada.
Um sistema computadorizado e um visor de LCD instalado no painel da moto dão ao piloto várias informações, como a energia ainda disponível nas baterias e a velocidade de deslocamento do veículo.
Tem brasileiro na área: Mas não são só os espanhois que já tem essa inovação tecnológica. Aqui no Brasil, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a empresa suíça Fiberware, já existe um protótipo movido a energia solar. A Mobilec, como é chamada pelos pesquisadores em Florianópolis, roda até 40 Km com as baterias carregadas sem emitir gases poluentes.
Nos EUA, os modelos custom (cruiser) elétrica também começam a aparecer. São muito feias ainda, mas são apenas protótipos.
O desenho impressiona, ficando entre o inovador e o bizarro - quando todas as placas solares estão expostas, a moto fica parecida com um tatuzinho de jardim.
O painel solar retrátil, que supre de energia elétrica do motor da moto Sun-Red, só é acionado quando ela está parada.
Um sistema computadorizado e um visor de LCD instalado no painel da moto dão ao piloto várias informações, como a energia ainda disponível nas baterias e a velocidade de deslocamento do veículo.
Tem brasileiro na área: Mas não são só os espanhois que já tem essa inovação tecnológica. Aqui no Brasil, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a empresa suíça Fiberware, já existe um protótipo movido a energia solar. A Mobilec, como é chamada pelos pesquisadores em Florianópolis, roda até 40 Km com as baterias carregadas sem emitir gases poluentes.
Nos EUA, os modelos custom (cruiser) elétrica também começam a aparecer. São muito feias ainda, mas são apenas protótipos.
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