Desejo x Vontade

Notícias 14 - 27 de Setembro de 2010

Ainda que, comumente, usemos essas duas expressões como sinônimo, elas representam dois comportamentos diferentes que podemos considerar até contrários um ao outro. Ambos são derivações da “motivação”, mas acompanhe nesse post as diferenças e reflita: qual deles está determinando a sua vida?

Desejo: é fatal, escraviza. Fruto de estímulos emotivos, é imediatista, impulsivo. O desejo é egoísta, inconstante, passível de vícios, enfraquece o caráter. O desejo é insaciável, nasce com o ser humano e nunca atinge um objetivo. É volúvel. Pode ser reprimido pela vontade. É o impulso incontrolável que nos faz comer exageradamente, trair, ultrapassar limites e depois se arrepender.

Vontade: é livre para aceitar ou resistir ao desejo. Está associada à razão, satisfaz, acerta o alvo, é paciente, flexível, não contamina. A vontade nos liga à consciência, tem bons hábitos, engrandece a alma. Não exige, nem nos assola. Ela nos impulsiona a realizar sonhos. É saudável e nos faz escolher o que queremos, o que gostamos, sem excessos.

Os desafios consequentes do desejo e da vontade fazem parte da vida de mulheres, homens e crianças. Fique atento, alguns comportamentos podem trazer frustrações e insatisfação contínua. Nas crianças, manhas e exigências, pedidos excessivos podem ser sinais de que é preciso controle.

E aí, qual dos dois tem estado no controle de sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!