Vídeo game auxilia o aprendizado?

Notícias 15 - 11 de outubro de 2010
Para crianças e jovens, é diversão. Para pais e professores... preocupação. Afinal, o video game auxilia no aprendizado ou é apenas um grande vilão?

Muitos especialistas conseguem encontrar pontos positivos nos jogos eletrônicos. Para eles, assim como é possível educar por meio de atividades lúdicas e brincadeiras, também é viável utilizar essa ferramenta tão apreciada pela juventude, na educação.

Segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), brinquedos e brincadeiras desenvolvem múltiplas habilidades nas crianças e o video game faz parte desse resultado.

Porém, o tempo de exposição e a atenção para não deixar o “gosto” virar “fixação” devem ser controlados. Outros cuidados importantes são tema e o conteúdo dos jogos. Enquanto está jogando a pessoa fica com a concentração totalmente voltada àquela atividade e, além de muita violência, a maioria deles possui propagandas e mensagens subliminares fortes como, por exemplo, o jogo de Playstation da Copa 2010, que traz na abertura um “funk bem sexual”, palavras de baixo calão e propagandas de bebida alcoólica durante a partida de futebol.

Portanto, é saudável jogar, mas depende o que. Fique atento! Escolha bem o tipo de mensagem e atividade que está trazendo pro seu cérebro.

Veja a seta indicando locais onde aparecem anúncios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!