Evitar e acabar com espinhas | acne


A Revista Gente Nova agora está de "casa" nova!!

Você será redirecionado para http://epreditora.com.br/gentenova/evitar-acabar-espinhas-acne/

Todas as matérias digitais da revista estão com muito mais estilo e variedade em uma nova página.


Notícias 22 - 11 de fevereiro de 2011
Grande e vermelha ou pequena e amarela, a acne causa incômodo e insatisfação com a aparência. Espinhas! E agora? Entenda como elas se formam para poder discernir quais “técnicas” serão eficazes. Cuide bem de seu corpo!


Para pensar

A pele é considerada o maior órgão humano. É a camada que reveste todo o nosso corpo e reflete por fora, como estamos por dentro. Má alimentação, febres, infecções e diversos tipos de problemas no corpo acabam gerando alterações na pele. Da mesma forma, o corpo reflete o estado da alma e a alma reflete o estado do espírito. Somos seres tricotômicos e cada uma dessas partes interfere diretamente na outra. Portanto, para ter uma vida saudável e renovada, é preciso estar sempre atento nessas três áreas. Já parou para olhar para dentro de você hoje? Pense nisso!

O que é acne e como surge

A acne é considerada uma doença e pode surgir em três formatos: espinhas (pápulas), cravos (comedões) e pústulas (espinhas com pus). A principal causa é o acúmulo de óleo produzido por glândulas sebáceas que, em excesso, entopem os poros. Bactérias ficam alojadas nesse poro entupido, formando o cravo. Essa inflamação forma a espinha, que estimula células de defesa e produz o pus.

Porém, outros fatores podem causar acne, como célula morta (que ocasiona o mesmo entupimento no poro), alterações em células do folículo e uma bactéria chamada Propionibacterium acnes.

Como prevenir

Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a manter sua pele limpa, mas não evita as espinhas.

Chocolates causam espinhas apenas em raras exceções. Por isso, só precisa evitá-los quem percebe que fica com a pele alterada. Caso contrário, coma a vontade. Nos alimentos, o que realmente pode causar espinha são as vitaminas do complexo B, importantes para o organismo. Por isso, não deixe de comer esses alimentos, apenas modere.

Beber bastante água e manter em dia o funcionamento do intestino, ajudam a livrar o organismo de infecções.

As franjas estilo “Justin Bieber” e os cabelos penteados para frente estilo “emo” aumentam as chances de aparecer espinhas, pois sufocam os poros.

Como tratar

A tendência é que as espinhas sumam sozinhas. Nunca esprema ou coce, isso só aumenta a inflamação. Evite limpezas de pele em salões de beleza, elas também não são indicadas;

Pessoas que tem problemas de pele que ocasionam muitas espinhas, devem procurar um especialista para fazer o tratamento necessário, que pode durar de dois a quatro meses para eliminar toda a doença e não deixar marcas;

Tomar sol ajuda a combater as espinhas. Mas cuidado: nunca fique exposto ao sol no período das 10h às 16h. Aproveite a manhã ou o fim de tarde. A exposição ao sol forte combate as espinhas, mas pode gerar câncer de pele... e aí não vale a pena!

Se você não resistir e resolver apertar, lave muito bem as mãos e o rosto antes e utilize um algodão ou gaze limpos envolta dos dedos. Após apertar, passe uma loção adstringente para livrar de bactérias e depois aplique um produto cicatrizante. Só faça isso se a espinha estiver com a ponta amarela.

Nunca aperte uma espinha se ainda estiver vermelha. Nesse caso, use apenas um corretivo secativo, pois se você apertar não irá resolver e ainda pode aumentar a inflamação e transformar em um cisto.

Um comentário:

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!