Piano na rua

O que você faria se encontrasse um piano em uma praça? Isso tem acontecido em algumas cidades. Pianos foram apenas deixados em alguns locais e o resultado foi... surpreendente!



Revista 09 - Agosto 2013


O projeto Play Me, I’m Yours (Toque-me, sou teu), surgiu em 2008 na Inglaterra, com o artista inglês Juke Jerran. No mesmo ano o Sesc (Serviço Social do Comércio) implantou o projeto no Brasil distribuindo 8 pianos pela cidade de São Paulo. 

A preocupação sobre o que aconteceria aos instrumentos quando deixados livremente em praça pública foi inevitável, mas o Sesc resolveu apostar na ideia. Em princípio, nada foi divulgado, os pianos foram apenas deixados nos locais e o resultado foi... surpreendente! 

Crianças, jovens, adultos, idosos param para ver, tocar ou ouvir e ninguém resiste ao instrumento. A população gostou tanto do presente que resolveu “adotar os pianos” e até moradores de rua passaram a cuidar deles. Em alguns locais, as pessoas fizeram capas para protegê-los da chuva. O impacto e a aceitação foram tão grandes que repercutiu em diversas mídias do país. 

E esse carinho todo especial tem um bom motivo. O objetivo de colocá-los nas ruas era proporcionar acesso à cultura para todos, em todos os lugares. Inserir um toque de arte no dia a dia das pessoas apressadas nas cidades. E deu certo! Muitos transeuntes anônimos que passam por eles param para tocar e revelam talentos impressionantes. 

O site Pianos de Rua foi criado para acompanhar o projeto. Devido aos ótimos resultados, a Mostra Sesc de Artes 2008 chegou ao fim no mesmo ano, mas os pianos ficaram permanentes e, hoje, já são 13. 

Em São Paulo, eles estão em: Praça Pedro Américo, Largo Santa Cecília, Estação da Luz, CPTM, Largo de Pinheiros, Pátio do Colégio, Parque da Juventude, Rodoviária Nova, Rodoviária Velha, Igreja São Benedito, Parque Santos Dumont, Marquise do Parque do Ibirapuera e em algumas estações do Metrô, como Luz. No entanto, outras cidades como Londres, Paris e até São José dos Campos já adotaram o projeto e também possuem pianos espalhados. 

Ah, não se impressione com a aparência de alguns achando que foram pixados. Na verdade, eles já vieram pintados com grafismos de Luke Jerram, propositalmente para dar um toque de “arte de rua”. 

Se você sabe tocar qualquer nota ou tem algo para mostrar, aproveite! Qualquer pessoa pode tocar a qualquer momento. Use seu talento para levar à vida atarefada das pessoas um pouquinho de emoção! E se você não sabe, não tem problema. Pode experimentar ou mesmo só ficar ouvindo. Parar 10 minutos em frente a qualquer um deles para notar a reação das pessoas ao redor já é, em si, uma experiência e tanto! Você ficará impressionado. 


E aí, gostou da ideia? Incentive a sua cidade a implantar projetos como esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!