O primeiro e mais importante livro da humanidade está fazendo 559 anos. Embora Gutenberg tenha apenas aperfeiçoado a prensa, foi o aprimoramento de peças de metal flexíveis que possibilitou a criação do livro como o conhecemos hoje.
Revista 10 - Setembro/Outubro 2013
Em janeiro de 1455, na Alemanha, Johannes Gutenberg fez a primeira impressão em uma prensa de metal, sua grande invenção. E a publicação escolhida para ser a primeira impressa foi a mais importante mundialmente: a Bíblia.
Embora Gutenberg tenha apenas aperfeiçoado, pois a prensa já existia sendo feita de madeira, foi o aprimoramento de peças de metal flexíveis que possibilitou a criação do livro como o conhecemos hoje. Esse processo foi fundamental para revolucionar o acesso à cultura, produzindo uma democratização do conhecimento.
A Bíblia impressa por Gutenberg começou a ser produzida cinco anos antes, em latim, e cada página era formada por 42 linhas. O conteúdo era uma imitação do manuscrito da Mangucia, que originalmente era de 1.300 páginas.
E o primeiro livro impresso continua sendo o mais vendido em todo o mundo até hoje.
Você pode conhecer a réplica da máquina de Gutenberg e muitas outras curiosidades visitando o interativo Museu da Bíblia, em Barueri, administrado pela Sociedade Bíblica do Brasil. Mesmo para os não religiosos, o passeio é interessante.