CURIOSIDADE - Carro movido a ar comprimido


Você pode se perguntar: Será que estou lendo direito? Será que isso é uma piada?
O assunto não é novidade, mas por que ainda não os vemos nas ruas?


Revista 10 - Setembro/Outubro 2013

A resposta é simples: interesse econômico da indústria Apetrolífera. 

Projetos como este não são divulgados e poucas pessoas ficam sabendo, porque existe um conglomerado de empreendimentos petrolíferos como a Petrobrás, Exxon, Shell, Texaco e outras que não tem o menor interesse em ver disseminada uma informação que acabaria a médio e longo prazo com aquilo que é benefício para poucos. Não que a atividade petrolífera não gere benefícios para a humanidade, mas hoje, com certeza, os malefícios superam em muito principalmente quando olhamos a questão ambiental. Assim dificultar, para que esse tipo de projeto venha virar uma realidade, parece ser um item da atenção desse segmento da economia. 

O que precisa ser feito é usar o próprio sistema capitalista a nosso favor e principalmente a favor do meio ambiente. Quanto mais pessoas estiverem procurando, questionando, querendo saber e principalmente querendo comprar um CARRO MOVIDO A AR, poderemos atrair a atenção de investidores para a produção em escala econômica de um veículo com tais características. 

Existem países europeus que já o comercializam. No Brasil, estado do Espírito Santo, o mecânico Antonio Pedro Dariva tem uma patente desde 1994. 


Quais as vantagens do Carro Movido a Ar? 

No carro movido a Ar Comprimido, sabe o que sai do "escapamento"? 

Apenas Ar!!! 

Pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara um “miojo” (3 minutos) com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? Não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica. 

Reduz os custos da produção de veículos em 20%; por não ser necessário a instalação de um tanque de combustível, sistema de refrigeração e silenciadores; 

Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000 km. 

A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0ºC e 20ºC. Permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro. 

Também diferente do motor elétrico, motores de arcomprimido tem uma vida útil muito maior e não irão poluir o ambiente como as baterias fazem quando descartadas e até serem recicladas. 

O “tanque de combustível”, um cilindro, é feito de fibra de carbono e como o Ar não é inflamável, não tem perigo de explodir. 

Acabaria com o problema de poluição nas grandes cidades; 

Desastres como aconteceu no Golfo do México para retirar petróleo do fundo do oceano, não mais ocorreriam; 

Não precisaríamos de tanto Etanol, que seu uso desenfreado, está acabando com o solo de muitos estados brasileiros. 

Divulgue o carro movido a AR 
O que você ganha divulgando o carro movido a ar? 
O meio ambiente ganha menos poluição, 
Ganhamos por consequência: 
Menos problemas respiratórios; 
Grandes cidades mais limpas; 
Fácil manutenção (já pensou que você mesmo poderia trocar óleo do seu FUTURO CARRO MOVIDO A AR COMPRIMIDO, usando 1 litro de óleo de soja; o mais legal, você só precisaria trocar a cada 50 mil Km, pois o motor não tem combustão). 

Reduz os custos da produção de veículos em 20% por não ser necessário a instalação de um tanque de combustível, sistema de refrigeração e silenciadores. 

Gastaríamos menos dinheiro com combustível. 

Soluções existem, basta que um grande número de pessoas deixem de sacrificar princípios, como direito a uma vida ambiental saudável pela conveniência, principalmente financeira.


Esquema de funcionamento: 

1. A válvula de aquecimento A regula a passagem do ar que vem dos tanques B . Aquecido, o ar se expande e ajuda a aumentar pressão, dando início ao movimento do cilindro menor C. 

2. O cilindro menor desce e gira o virabrequim D , que começa a mover também o cilindro maior E . Enquanto isso, o ar vai sendo injetado nas duas câmaras. 

3. O cilindro menor começa a subir e comprime ainda mais o ar na segunda câmara, o que faz o cilindro maior continuar a descer. 

4. Quando o cilindro menor está chegando ao ponto mais alto, o maior sobe rapidamente e expulsa todo o ar pelo escape F , reiniciando o ciclo. No motor de uso híbrido (ar e combustível líquido), o sistema tem a ajuda de queima de um terceiro cilindro G , que fica no alto do cilindro de ar maior.


Fontes: 
http://www.arcombustivel.com 
http://www.theaircar.com