Você pode se perguntar: Será que estou lendo direito? Será que isso é uma piada?
O assunto não é novidade, mas por que ainda não os vemos nas ruas?
Revista 10 - Setembro/Outubro 2013
Projetos como este não são divulgados e poucas pessoas
ficam sabendo, porque existe um conglomerado de empreendimentos
petrolíferos como a Petrobrás, Exxon, Shell, Texaco e
outras que não tem o menor interesse em ver disseminada uma
informação que acabaria a médio e longo prazo com aquilo que
é benefício para poucos. Não que a atividade petrolífera não
gere benefícios para a humanidade, mas hoje, com certeza, os
malefícios superam em muito principalmente quando olhamos
a questão ambiental. Assim dificultar, para que esse tipo de
projeto venha virar uma realidade, parece ser um item da
atenção desse segmento da economia.
O que precisa ser feito é usar o próprio sistema capitalista a
nosso favor e principalmente a favor do meio ambiente. Quanto
mais pessoas estiverem procurando, questionando, querendo
saber e principalmente querendo comprar um CARRO
MOVIDO A AR, poderemos atrair a atenção de investidores
para a produção em escala econômica de um veículo com tais
características.
Existem países europeus que já o comercializam. No Brasil,
estado do Espírito Santo, o mecânico Antonio Pedro Dariva tem
uma patente desde 1994.
Quais as vantagens do Carro Movido a Ar?
No carro movido a Ar Comprimido, sabe o que sai do
"escapamento"?
Apenas Ar!!!
Pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara
um “miojo” (3 minutos) com o custo de menos de R$ 4,00 para
percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? Não tem problemas, como alternativa, o carro tem
um pequeno compressor a bordo que permite recarregar
entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.
Reduz os custos da produção de veículos em 20%; por
não ser necessário a instalação de um tanque de combustível,
sistema de refrigeração e silenciadores;
Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de
óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000 km.
A temperatura do ar purificado que sai do escape está
entre 0ºC e 20ºC. Permitindo assim a utilização para o
próprio ar condicionado do carro.
Também diferente do motor elétrico, motores de arcomprimido
tem uma vida útil muito maior e não irão poluir
o ambiente como as baterias fazem quando descartadas e
até serem recicladas.
O “tanque de combustível”, um cilindro, é feito de fibra
de carbono e como o Ar não é inflamável, não tem perigo de
explodir.
Acabaria com o problema de poluição nas grandes
cidades;
Desastres como aconteceu no Golfo do México para
retirar petróleo do fundo do oceano, não mais ocorreriam;
Não precisaríamos de tanto Etanol, que seu uso
desenfreado, está acabando com o solo de muitos estados
brasileiros.
Divulgue o carro movido a AR
O que você ganha divulgando o carro movido a ar?
O meio ambiente ganha menos poluição,
Ganhamos por consequência:
Menos problemas respiratórios;
Grandes cidades mais limpas;
Fácil manutenção (já pensou que você mesmo poderia
trocar óleo do seu FUTURO CARRO MOVIDO A AR
COMPRIMIDO, usando 1 litro de óleo de soja; o mais legal,
você só precisaria trocar a cada 50 mil Km, pois o motor não
tem combustão).
Reduz os custos da produção de veículos em 20% por
não ser necessário a instalação de um tanque de combustível,
sistema de refrigeração e silenciadores.
Gastaríamos menos dinheiro com combustível.
Soluções existem, basta que um grande número de
pessoas deixem de sacrificar princípios, como direito a uma
vida ambiental saudável pela conveniência, principalmente
financeira.
Esquema de funcionamento:
1. A válvula de aquecimento A regula a passagem do ar
que vem dos tanques B . Aquecido, o ar se expande e
ajuda a aumentar pressão, dando início ao movimento
do cilindro menor C.
2. O cilindro menor desce e gira o virabrequim D , que
começa a mover também o cilindro maior E . Enquanto
isso, o ar vai sendo injetado nas duas câmaras.
3. O cilindro menor começa a subir e comprime ainda
mais o ar na segunda câmara, o que faz o cilindro maior
continuar a descer.
4. Quando o cilindro menor está chegando ao ponto
mais alto, o maior sobe rapidamente e expulsa todo o ar
pelo escape F , reiniciando o ciclo. No motor de uso
híbrido (ar e combustível líquido), o sistema tem a ajuda
de queima de um terceiro cilindro G , que fica no alto do
cilindro de ar maior.
Fontes:
http://www.arcombustivel.com
http://www.arcombustivel.com
http://www.theaircar.com